Scroll Top

Saúde

5 benefícios da atividade física para a saúde

Você conhece todos os benefícios da atividade física para a saúde? Entre eles está o combate à insônia e também a melhora da disposição. Com medidas simples como caminhar 30 minutos por dia é possível ter muito mais qualidade em [...]

benefícios da atividade física para a saúde

Você conhece todos os benefícios da atividade física para a saúde? Entre eles está o combate à insônia e também a melhora da disposição. Com medidas simples como caminhar 30 minutos por dia é possível ter muito mais qualidade em sua vida.

Os exercícios podem prevenir diversas doenças e também combater o desânimo que leva a quadros depressivos, por exemplo. Veja agora 5 benefícios da atividade física para seu corpo e mente.

1- Melhoria na qualidade do sono

As atividades físicas ajudam a regular o sono e fazem com que o corpo fique mais propenso a descansar. Assim, praticar um exercício leve pela manhã já pode auxiliar para uma melhor qualidade do sono.

Apenas é importante destacar que a prática de exercício deve ser feita sempre ao menos 4 horas antes de ir para a cama. Isso porque a adrenalina que é liberada durante a atividade pode interferir no organismo causando insônia. Ou seja, o oposto do que é desejado.

2- Favorecimento para a memória e a aprendizagem

Entre os benefícios da atividade física para a saúde está um melhor condicionamento cerebral. Isso ocorre devido ao estímulo da corrente sanguínea, responsável pelo aumento do fluxo de sangue para o cérebro.

Sendo assim, o órgão fica mais oxigenado e com as funções mais desenvolvidas. Entre as vantagens estão uma memorização mais eficiente e um raciocínio mais rápido. Além disso, o processo de aprendizagem também é favorecido.

3- Prevenção de problemas cardíacos

Os exercícios físicos ajudam para que a capacidade circulatória do coração possa ser ampliada. Logo, o coração fica mais resistente bombeia melhor o sangue por todo o corpo.

Outro benefício é o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que previne a hipertensão. Para completar, a atividade física ainda diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol. Esses fatores podem obstruir a corrente sanguínea e causar problemas graves como o infarto.

4- Auxílio no controle de diabetes

Entre os benefícios da atividade física para a saúde está o auxílio no controle de diabetes. Essa prática funciona porque durante os exercícios o organismo precisa de glicose para a produção de energia. Logo, ele contribui para a entrada dessa substância nos músculos, diminuindo os índices de açúcar no sangue.

Além disso, estar acima do peso é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes. Ao praticar atividades físicas, o peso extra é eliminado. Assim, as chances para desenvolver a enfermidade também diminuem.

5- Combate à depressão

Os exercícios físicos ajudam a reverter os quadros da depressão. Embora ele não possa evitar o aparecimento da doença, pode ser um grande aliado no tratamento. Isso ocorre porque durante a atividade o corpo libera hormônios com impacto positivo no corpo.

Essas substâncias são: a endorfina (responsável pela sensação de bem-estar e prazer) e a dopamina (apresenta ação analgésica e tranquilizante). Logo, essa dupla ajuda na melhora dos casos depressivos.

Com esses 5 benefícios da atividade física para a saúde você já consegue ter um estímulo maior para começar a prática, não é?

Se gostou do artigo, não deixe de conferir como dormir bem e ter uma noite tranquila.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Quanto custa o serviço de uma desentupidora?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: