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Insônia

5 exercícios para dormir rápido

Você quer dormir rápido durante a noite? Então, basta aprender técnicas simples, mas poderosas. Exercícios para relaxamento são práticas milenares para dormir bem. Utilize essa sabedoria a seu favor e durma muito melhor.

5 exercícios para dormir rápido

Você quer dormir rápido durante a noite? Então, basta aprender técnicas simples, mas poderosas. Exercícios para relaxamento são práticas milenares para dormir bem. Utilize essa sabedoria a seu favor e durma muito melhor.

Esses 5 exercícios para dormir rápido ajudam a regular o sono e evitar a sonolência na manhã seguinte. Confira essas técnicas eficazes para ter uma noite muito mais tranquila.

1- Respiração 30X20

Controlar a respiração é uma das formas de fazer o corpo ficar mais calmo. Uma respiração longa e profunda mantém a mente relaxada. Além disso, ela é capaz de diminuir os batimentos cardíacos e reduzir a agitação.

Com isso, a técnica 30X20 é uma grande forma para acabar com a insônia e relaxar.

Passos:

  • respire fundo;
  • para a primeira inspiração conte 50;
  • para a expiração conte 49;
  • siga esse ritmo de um número por vez até chegar ao 20;
  • conte uma inspiração e uma expiração para o 20;
  • conte uma inspiração e uma expiração para o 19;
  • quando chegar ao 0, respire fundo.

Esse exercício é indicado para acalmar e melhorar a ansiedade, além de induzir ao sono.

2- Acompanhar uma música relaxante

Coloque músicas relaxantes para tocar. Pode ouvir com fones, se eles não machucarem. Caso sinta incômodo, deixe o áudio em volume baixo no smartphone, rádio, notebook ou outro equipamento.

O ideal é que sejam músicas com sons da natureza, white noise ou algum som que tranquilize. Preste atenção na melodia e deixe o ritmo calmo envolver sua mente. Fique em silêncio e procure respirar de forma lenta.

3. Relembre o seu dia

Um problema muito recorrente é a ansiedade noturna.  Com o excesso de pensamentos e preocupações antes de dormir, é impossível ter uma boa noite de sono. Para evitar esse problema, basta focar em assuntos mais agradáveis.

Sendo assim, você pode repassar mentalmente o seu dia, ou visualizar o dia seguinte. Caso tenha passado por momentos de estresse ou esteja muito preocupado, tente uma segunda forma. Relembre um dia agradável. Preste atenção a todos os detalhes. Assim, sua mente manterá o foco em momentos de paz e você ficará mais relaxado.

4- Imagine um lugar especial

Se você não consegue controlar a insônia, tente distrair sua mente com um pensamento tranquilo. Dessa forma, será muito mais fácil dormir rápido. Para isso, Imagine um lugar especial, pode ser uma praia, uma floresta ou um campo de flores.

Preste atenção a cada detalhe. Seja a grama em seus pés, o calor do sol ou a brisa suave. Você também pode procurar meditações guiadas que ajudam a fazer essa visualização. Mantenha a respiração leve e profunda nesse momento.

5- Relaxamento dos músculos

O nervosismo e o estresse costumam deixar tensões no corpo. Em geral, elas se concentram nos ombros e no pescoço. Por isso, uma ideia eficiente é buscar um exercício para relaxar a musculatura.

Passos:

  • deite de barriga para cima e afasta um pouco os braços;
  • inspire profundamente contraindo todos os músculos;
  • expire suavemente relaxando o corpo.
  • repita por 3 vezes;
  • faça o mesmo com cada parte do corpo como: pés, pernas, coxas etc.

Ao relaxar os músculos individualmente, faça isso dos pés até a cabeça. É muito provável que você adormeça antes de terminar a técnica.

Agora que você já sabe 5 exercícios para dormir rápido, será muito mais fácil dormir melhor.

Já conhecia essas técnicas? Deixe nos comentários quais funcionaram com você e suas dicas para um sono mais tranquilo.

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