Scroll Top

Saúde

7 benefícios da niacina para a saúde

A niacina é a terceira vitamina do complexo B. Por isso, recebe também o nome de vitamina B3. Ela é responsável por diversas funções do corpo. Conheça 7 benefícios desse composto essencial para a saúde do seu organismo.

7 benefícios da niacina

A niacina é a terceira vitamina do complexo B. Por isso, recebe também o nome de vitamina B3. Ela é responsável por diversas funções do corpo. Conheça 7 benefícios desse composto essencial para a saúde do seu organismo.

Como essa vitamina é solúvel em água, não é possível para o corpo armazenar a niacina. Com isso, é preciso conseguir a vitamina B3 por meio da alimentação. Outra forma de repor essa substância é com o uso de um suplemento natural.

Entenda mais sobre os benefícios da niacina para o seu bem-estar.

7 benefícios da niacina para a saúde

A niacina ajuda a manter cabelo, pele e olhos em sua melhor forma. Além disso, ela ainda regula funções no sistema digestivo e sistema nervoso. Por ter um papel fundamental durante a conversão de carboidratos, ela ainda influencia a forma que o organismo processa o colesterol.

Veja mais benefícios que a vitamina B traz para o seu corpo.

1- Melhora a artrite

De acordo com pesquisas preliminares, foi constatado que a niacinamida pode auxiliar na melhora dos sintomas de artrite. Entre eles, a vitamina ajuda aumentar a mobilidade das articulações. Além disso, ela trabalha também para reduzir a quantidade de remédios anti-inflamatórios necessários para a manutenção da doença.

2- Ajuda contra o avanço da diabetes

Para a diabetes do tipo 1, a vitamina ajuda a proteger as células do pâncreas. Estas células são responsáveis pela produção de insulina. Este hormônio é necessário para o controle da glicose, fundamental para diabéticos. Porém, é importante consultar o médico para não haver dosagens em excesso.

3- Reduz o colesterol

A niacina pode diminuir as taxas de triglicerídeos enquanto aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom). Ela é capaz de reduzir, de forma moderada, o LDL (colesterol ruim). Porém, para ter esse efeito, é preciso doses elevadas. Por isso, apenas o médico pode prescrever a dosagem correta da niacina para esta finalidade.

4- Diminui a aterosclerose e doenças cardíacas

A terceira vitamina do complexo B ajuda também a diminuir a aterosclerose (enrijecimento das artérias). Para aqueles que já passaram por ataques cardíacos, ela pode reduzir as chances de um novo problema no coração.

5- Previne a doença de Alzheimer

Segundo estudos populacionais, as pessoas que apresentam maior índice de niacina em sua dieta têm menos chances para desenvolver Alzheimer. Por isso, é essencial ter uma boa alimentação e complementar com suplementos naturais ricos em niacina.

6- Diminui o risco de Catarata

O consumo de alimentos ricos em vitamina B3 pode prevenir diversos problemas. De acordo com um estudo populacional, essa substância ajuda também a diminuir o risco do desenvolvimento de catarata.

7- Melhora as condições da pele

Em pesquisas mais recentes, os especialistas estão estudando usos da niacina para tratamentos dermatológicos. Segundo os estudos, ela pode ser eficiente para retardar o envelhecimento, melhorar rosáceas e até mesmo prevenir o câncer de pele. Porém, essa tese ainda está em fase de testes.

Agora que você já conhece 7 benefícios da niacina, não deixe de colocar esse composto em sua dieta. A melhor forma de fazer isso é com um suplemento 100% natural.

Quer saber mais sobre os suplementos e como eles ajudam você? Então veja: Suplementos naturais para a insônia funcionam mesmo?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Quanto custa o serviço de uma desentupidora?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: