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Insônia

7 dicas para dormir bem na gravidez

Dormir bem na gravidez é um desafio. Mesmo estando com sono, é difícil para a futura mamãe adormecer. Algumas vezes é a azia, outras a posição ou ainda a fome noturna. Veja 7 dicas para ter noites mais tranquilas durante [...]

7 Dicas para dormir bem na gravidez

Dormir bem na gravidez é um desafio. Mesmo estando com sono, é difícil para a futura mamãe adormecer. Algumas vezes é a azia, outras a posição ou ainda a fome noturna. Veja 7 dicas para ter noites mais tranquilas durante a gestação.

É fundamental que a gestante tenha, no mínimo, 8 horas de sono. Apesar da insônia na gravidez ser comum, há formas para amenizar esse incômodo. Acompanhe as sugestões no decorrer do artigo.

Dicas para dormir bem na gravidez

Apesar de ocorrer com frequência, nem todas as grávidas passam por algum transtorno do sono. Em geral, essa dificuldade ocorre devido às alterações hormonais. Existem técnicas para diminuir o desconforto para dormir bem na gravidez, confira:

1- Não tome remédios para dormir

Mesmo que sinta muita dificuldade para adormecer, não use remédios para dormir. Esses medicamentos podem prejudicar o bebê. Prefira soluções sem químicas prejudiciais, como um suplemento natural para dormir, mas sempre consulte seu médico antes.

2- Prefira dormir de lado

O problema mais comum na gestação é não conseguir uma posição confortável para descansar. Por isso, o melhor truque para dormir é deitar de lado, estando virada para o lado esquerdo. Isso ajuda no bom funcionamento dos rins. Além disso, também melhora que o fluxo sanguíneo, enviando oxigênio e nutrientes para a placenta.

3- Coloque uma almofada entre as pernas

Para melhorar a posição de repouso, sempre é bom colocar uma almofada entre as pernas. Para isso permaneça na posição lateral e disponha a almofada na altura dos joelhos. Isso também evita futuras dores nas costas, porque a coluna estará mais reta.

4- Dormir de bruços não traz riscos para o bebê

Porém, se você não consegue dormir de lado, não há problemas. Deitar de barriga para baixo não prejudica o bebê. Com o avanço da gestação, essa forma de dormir pode ser incômoda, mas se você não se sente mal, pode continuar dormindo de bruços.

5- Evite dormir de barriga para cima

Evite essa posição porque, embora possa parecer ideal para a gestante, é a mais incômoda. O peso do útero estará completamente sobre a coluna, os intestinos e vasos sanguíneos. Isso prejudicará a circulação do sangue, podendo até reduzir a circulação para o seu bebê. Para completar, ainda pode provocar de apneia do sono.

6- Fuja das comidas gordurosas, picantes ou ácidas

Como muitas futuras mamães sente azia, o ideal é consumir alimentos mais saudáveis. Com o passar dos meses, o útero tende a pressionar os intestinos e estômago, o que aumenta os sintomas de azia. Como o sistema digestivo está mais lento, procure evitar comidas gordurosas, picantes ou ácidas que pioram os sintomas. Prefira comidas que ajudem a dormir bem à noite.

7- Beba pouco líquidos à noite

Outro problema que faz com que as gestantes acordem várias vezes é a vontade de ir ao banheiro. Por isso, prefira beber água durante o dia. Mantenha seu corpo hidratado, mas não exagere nos líquidos após as 18 horas.

Com essas 7 dicas para dormir bem na gravidez, os meses esperando o seu bebê serão muito mais tranquilos. Uma dica extra é evitar beber café após as 15 horas. A cafeína é uma bebida estimulante que pode causar insônia.

Quer saber mais sobre problemas de sono e gestação? Então confira como tratar a insônia na gravidez.

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