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Insônia

7 hábitos que causam insônia

Chegar cansado e não conseguir dormir bem à noite é a rotina de 73 milhões de brasileiros.  Veja 7 hábitos que causam insônia e não sofra mais com esse transtorno do sono.

7 hábitos que causam insônia

Chegar cansado e não conseguir dormir bem à noite é a rotina de 73 milhões de brasileiros.  Veja 7 hábitos que causam insônia e não sofra mais com esse transtorno do sono.

As dificuldades em descansar é um dos males da vida moderna. O estresse, a ansiedade e a falta de uma rotina noturna acabam deixando a noite de várias pessoas mais complicada.

Confira quais hábitos evitar para conseguir acabar com a insônia.

1- Dormir até mais tarde nos finais de semana

Muitas pessoas aproveitam o sábado e domingo para compensar o sono perdido durante a semana. Porém, nos casos em que se sofre de insônia esse é um hábito que causa problemas para dormir. O mais indicado é procurar manter um horário para deitar e para acordar, então seguir a rotina todos os dias.

2- Deitar pensando que não conseguirá dormir

Ao deitar para dormir, as pessoas que sofrem de problemas do sono podem demorar a descansar. Nessas horas, surgem os pensamentos acusatórios. Quando começar a pensar que será mais uma noite em claro, afaste esse pensamento com uma prática relaxante. O mais indicado é ler um livro relaxante, tomar chás calmantes ou escrever sobre suas preocupações.

3- Dormir muitas horas à tarde

Devido à sonolência diurna, as pessoas que sofrem de insônia buscam repor as horas perdidas dormindo após a hora do almoço. Porém, um sono com mais de 30 minutos causará mais lentidão e prejudicará a noite seguinte. Logo, dormir muitas horas à tarde faz mal. Sendo assim, caso tenha sono necessite repousar, procure fazer um cochilo de no máximo 15 minutos.

4- Acreditar que precisa de poucas horas de sono

Existe um grupo de pessoas chamadas de curto dormidores que necessita apenas de 6 horas de sono por noite. Porém, elas representam apenas 5% da população e isso é causado por uma mutação genética. Ou seja, a maior parte das pessoas no mundo precisa de 7 a 9 horas para o seu repouso.

5- Beber muito café ou energético

Bebidas energéticas como café, refrigerante de cola, guaraná em pó ou que contém alto teor de açúcar são inimigas do sono tranquilo. Por isso, se tem esse hábito que causa insônia, reduza a quantidade dessas bebidas durante o dia. Já a noite, apenas beba alguma delas horas antes de dormir.

6- Consumir bebidas alcoólicas antes de dormir

Se for comum para você terminar o dia com uma taça de vinho ou uma lata de cerveja, saiba que essa prática faz parte dos hábitos que causam insônia. Ao ser metabolizado, o álcool costuma causar insônia. Logo, apesar de serem relaxantes, essas bebidas não ajudam a ter uma boa noite de sono. Tente substituir esse costume por um chá para dormir.

7- Utilizar eletrônicos perto da hora de ir para a cama

A luz dos eletrônicos costuma deixar o cérebro mais alerta. Esses aparelhos suprimem a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. Logo, assistir TV, jogar videogame, utilizar tablet, celular ou computador perto da hora de dormir pode causar dificuldades em descansar.

Agora que você já sabe 7 hábitos que causam insônia, melhore sua rotina noturna e busque ter uma boa higiene do sono. Dessa forma, você dormirá com muito mais facilidade.

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