Scroll Top

Insônia

A alimentação pode ser a causa da sua insônia

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Opinião Pública Market Analysis, cerca de 40% das pessoas sofrem problemas do sono. Se você está nessa estatística, saiba que, além do estresse e ansiedade, a alimentação pode ser a [...]

A alimentação pode ser a causa da sua insônia

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Opinião Pública Market Analysis, cerca de 40% das pessoas sofrem problemas do sono. Se você está nessa estatística, saiba que, além do estresse e ansiedade, a alimentação pode ser a causa da sua insônia.

Além disso, 58% delas afirmam passar por crises de insônia, ao menos uma vez na semana. O consumo de alimentos energéticos ou gordurosos durante a noite aumenta as chances de sofrer com um transtorno do sono.

Entenda mais sobre a insônia e veja como o que você consome pode influenciar em seu descanso.

O sono e a saúde

Dormir mal causa um grande impacto na rotina. Sofrer de insônia pode influenciar no trabalho, na interação social e na capacidade de concentração. Isso ocorre porque, ao realizar todas as fases do sono, o organismo consegue recuperar sua capacidade de ação.

Assim, com o corpo e mente regenerados, é mais fácil estar revitalizado, alerta e bem disposto pela manhã. Com mais energia, as tarefas cotidianas transcorrem de maneira tranquila e ainda resta disposição para o lazer, os amigos e a família.

Saber quantas horas dormir por noite depende do funcionamento interno de cada pessoa. Uma pequena parte da população sente-se bem dormindo cerca de 6 horas. Porém, em geral, é preciso uma média de 7 a 9 horas de sono por noite.

Para saber o quanto de repouso seu corpo precisa, basta avaliar a sua disposição. Se você se sente com ânimo no dia seguinte, significa que dormiu o tempo necessário. Entretanto, se você se sente esgotado e com sono, deve aumentar seu período de sono.

A alimentação pode se a causa da sua insônia

Uma alimentação inadequada pode gerar casos de insônia. Assim, o que você consome interfere diretamente na qualidade de seu sono. Veja os principais causadores da falta de sono:

1- Jantar muito tarde

Consumir alimentos perto da hora de dormir pode ser a causa da sua insônia. Como o estômago não tem tempo para fazer a digestão do prato, ocorre um desconforto digestivo. Com isso, descansar é muito mais complicado.

2- Ingerir cafeína à noite

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Como é a vida com insônia?

Para pessoas mais sensíveis a essa substância, uma simples xícara de café no almoço é uma das causas da insônia. Por isso, evite consumir bebidas com cafeína muito tarde. Se não quiser abrir mão, beba seu café de 4 a 6 horas antes de ir para a cama.

3- Consumir álcool ante de dormir

Em pequenas quantidades, o álcool pode até ajudar a dormir melhor. Porém, o organismo demora a metabolizar as bebidas alcoólicas. Assim, o sono pode ser interrompido várias vezes durante a noite.

4- Fazer refeições gordurosas

Alimentos ricos em gordura são mais difíceis para a digestão. Por isso, comer um hambúrguer com refrigerante no jantar, por exemplo, pode causar uma grande indigestão. Prefira alimentos leves como sopa ou biscoitos com um chá para dormir.

5- Beber energéticos em excesso

Bebidas energéticas e até mesmo alguns chás como: chá verde, mate e chá preto atrapalham na qualidade do sono. Por isso, evite esses produtos perto da hora de repousar. Além disso, se sofre de insônia, fuja do guaraná em pó.

Agora que você sabe que a alimentação pode ser a causa da sua insônia, fique atento. Prefira alimentos saudáveis e de fácil digestão. Com isso, os problemas com falta de sono não serão mais parte de sua rotina.

Gostou do artigo? Então confira o que comer à noite para dormir bem.

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: