Scroll Top

Ansiedade

Ansiedade noturna: você sofre com esse transtorno do sono?

Ao anoitecer é muito comum relembrar fatos do dia ou pensar na manhã seguinte. Porém, quando isso ocorre com frequência e por um tempo prolongado, pode ser um problema. Entenda mais sobre a ansiedade noturna e descubra se você sofre [...]

Ansiedade noturna- você sofre com esse transtorno do sono

Ao anoitecer é muito comum relembrar fatos do dia ou pensar na manhã seguinte. Porém, quando isso ocorre com frequência e por um tempo prolongado, pode ser um problema. Entenda mais sobre a ansiedade noturna e descubra se você sofre com esse transtorno.

Passar boa parte do tempo acordado perdido em seus pensamentos não é um hábito saudável. O ideal é dormir poucos minutos depois de ir para a cama. Quando isso acontece todas as noites, pode ser um caso de ansiedade à noite.

Veja mais sobre esse transtorno do sono e descubra se você sofre com esse distúrbio.  

Estresse e ansiedade noturna

Estar ansioso durante o período em que deveria dormir ocorre por vários motivos. Pode ser que algum problema no trabalho esteja em sua mente. Talvez tenha discutido com um ente querido. Ou ainda, alguma dificuldade financeira.

Porém, todos esses casos acontecem por consequência de altos níveis de estresse no decorrer do dia. O estresse prejudica o corpo devido a uma liberação alta de cortisol. Esse hormônio é responsável pela sensação de nervosismo e irritação.

Com isso, a ansiedade encontra seu pico durante a noite, porque já não há tarefas para ocupar a mente. A pessoa que sofre de ansiedade noturna tem um sono descompassado. Sendo assim, ela dorme e acorda várias vezes no decorrer da madrugada.

Contudo, mesmo conseguindo ter algum descanso, o corpo não atinge todas as fases do sono necessárias. Com isso, o organismo não pode repor sua energia e os insones passam todo o dia seguinte cansados e sem disposição.

Efeitos da ansiedade noturna

Quem sofre com esse distúrbio do sono passa o dia distraído. Para essas pessoas é muito complicado manter a concentração em tarefas corriqueiras. Isso não quer dizer que elas sejam distraídas, mas estão com a mente mais lenta devido à falta de sono.

Outro sintoma da ansiedade noturna é a sensação de medo ao dormir. Por pensar que ficará mais uma noite acordado, o insone começa a sentir angústia e desespero. O que acaba sendo um ciclo terrível, que agrava mais a falta de sono.

Não há uma apresentação genérica sobre as crises de ansiedade durante a noite. Alguns sentem uma paralisia completa, enquanto outros permanecem extremamente agitados por muito tempo.

O pavor pode acontecer ao deitar ou ainda pela manhã. Ele ocorre cedo devido a constatação de ter um longo dia pela frente sem ter conseguido dormir bem. A ansiedade é um distúrbio de humor que deve ser tratado como qualquer outra doença.

Diagnóstico de ansiedade noturna

Caso você sinta grande pânico ao deitar e seus pensamentos ficam descontrolados, há grandes chances de ser um caso de ansiedade noturna. Para saber se você sofre com esse transtorno do sono, avalie se o caso é recorrente e o quanto ele atrapalha sua rotina.

Caso veja que em grande parte das as noites a falta de sono e a agitação interrompem seu descanso, busque ajuda médica imediatamente. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil é o tratamento desse problema.

Quer acelerar os efeitos da sua terapia? Você também pode testar uma solução 100% natural para acabar com a insônia e ansiedade. Conheça mais sobre o Triptopax e tenha uma vida tranquila.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Florais de Bach: um ótimo remédio fitoterápico para a insônia e ansiedade

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: