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Insônia

Como dormir bem e ter uma noite tranquila

Com uma vida agitada e com muitas áreas para cuidar, o sono acaba sendo prejudicado em alguns momentos. Por isso, saber como dormir bem para estar com disposição durante o dia seguinte é essencial. Seja o trabalho, a família ou [...]

Como dormir bem

Com uma vida agitada e com muitas áreas para cuidar, o sono acaba sendo prejudicado em alguns momentos. Por isso, saber como dormir bem para estar com disposição durante o dia seguinte é essencial.

Seja o trabalho, a família ou os problemas do dia a dia, sempre existem situações que causam estresse e preocupação. Com isso, ter horas de sono tranquilas faz toda a diferença para manter a mente organizada para conseguir lidar com as demandas do cotidiano.

Confira 5 dicas para ter uma noite de sono melhor e mais relaxante.

Questões fisiológicas

Dormir bem é uma necessidade do organismo. O corpo precisa desse período de descanso para recuperar suas energias. Assim, é fácil conseguir mais produtividade durante o decorrer da semana.

Ter menos horas de sono do que o necessário prejudica a saúde. Ao ter esse hábito nocivo o equilíbrio hormonal é afetado. Dessa forma, um repouso sossegado ajuda para que se chegue à velhice de uma forma mais saudável.

Horas de sono necessárias

É comum dizer que o correto seria dormir 8 horas por noite. Porém algumas pessoas não precisam desse número exato. Existem três grupos: longo dormidores, curto dormidores e os indiferentes.

Para os grupo dos longo dormidores é preciso pelo menos 9 horas de sono. Já o conjunto dos curto dormidores precisam de 6 horas de sono, no máximo. Os indiferentes, que são os mais conhecidos, necessitam de a 7 a 8 horas de descanso. Cabe a cada pessoa avaliar o padrão que funciona melhor em seu caso.

5 dicas para saber como dormir bem

Depois de avaliar quanto tempo é o ideal para o descanso por noite, é hora de tomar algumas atitudes para garantir um sono tranquilo e saber como dormir bem. Confira sugestões para ajudar no momento de repouso.

1- Crie uma rotina

Se precisa acordar cedo, o ideal é ir para a cama cedo também. Separe 30 minutos a 1 hora antes de deitar para fazer atividades relaxantes. Assim o cérebro acaba acostumando e entendendo que depois de tomar um chá calmante ou desligar as luzes do ambiente é hora de desacelerar.

2- Mantenha os eletrônicos desligados

Durante o período da sua rotina noturna, aproveite para desligar a televisão, ficar afastado do computador e evitar os aparelhos eletrônicos do quarto. Essa regra é liberada apenas para o ar-condicionado, ventilador e rádio com músicas ambiente, como sons da natureza.

3- Evite comidas pesadas à noite

Ingerir alimentos pesados antes de dormir pode causar mal-estar. Isso fará com que apareça a necessidade de utilizar um remédio para insônia. Por isso, o indicado é consumir comidas leves no horário do jantar e não fazer lanches muito tarde.

4- Tenha um ambiente confortável

Confira se o local de descanso está adequado para o seu repouso. Verifique se o colchão e os travesseiros estão em bom estado e se não causam desconforto ao dormir. Isso é importante para que o corpo fique relaxado.

5- Leia antes de deitar

Busque leituras agradáveis e que sejam mais tranquilas. Esse costume fará com que o organismo entre em um estado de relaxamento próprio para o sono. Outra sugestão é dar preferência aos livros físicos para evitar a luz dos leitores de e-book.

Lembre-se que dormir tarde é faz mal à saúde. Então, procure criar uma rotina noturna, assim o cérebro entende que é hora de repousar. Agora que você já sabe como dormir bem, suas noites de sono serão muito mais aconchegantes. Coloque essas dicas em prática e tenha um ótimo descanso.

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