Scroll Top

Ansiedade

Como tratar a ansiedade em 5 passos

A ansiedade é caracterizada por um estado de desconforto, mal-estar, medo, agitação e a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Existem medicamentos eficientes e remédios fitoterápicos para ajudar nesse caso. Para complementar esses tratamentos, veja 5 passos [...]

AnsiedadeA ansiedade é caracterizada por um estado de desconforto, mal-estar, medo, agitação e a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Existem medicamentos eficientes e remédios fitoterápicos para ajudar nesse caso. Para complementar esses tratamentos, veja 5 passos que ensinam como tratar a ansiedade e a ter mais qualidade de vida.

Além dos medicamentos e da psicoterapia, existem maneiras naturais que são grandes apoios para as pessoas que sofrem com a ansiedade. Conheça algumas alternativas complementares ao tratamento.

1Cuide mais de você

Na tentativa de ser proativo e um bom amigo, um bom marido ou um bom filho, é muito comum acabar cuidando de todos menos de si mesmo.

Separe um momento para fazer o que gosta, para pensar sobre o que deseja para o futuro e para praticar atividades físicas.

Para as mulheres, é bom tirar algumas horas para cuidar do cabelo, das unhas e aprender novos hobbies. O essencial dessa dica é não estar sempre cumprindo a agenda dos outros, mas sim fazendo o que é importante em sua vida.

2-Evite os pensamentos negativos

Durante as crises de ansiedade é comum que vários pensamentos ruins passem pela mente. Não é uma questão de escolha, a sensação negativa acaba acontecendo sem que a pessoa tenha controle.

Porém, é sua escolha o que fazer com esses pensamentos. Sempre que eles aparecerem, questione. Avalie se aquele fato é real ou apenas uma hipótese.

Pense: “isso é verdade mesmo?”; “quais são as chances disso acontecer?”; “caso seja verdade, qual o pior cenário que poderia surgir?”. Assim é possível lidar com os sentimentos negativos de uma forma mais lógica e realística.

3-Consuma alimentos com triptofano

Uma ótima forma para tratar a ansiedade é consumir alimentos que sejam fonte de um composto chamado triptofano. Ele é um aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.

Pode ser encontrado no chocolate e na banana. Também pode ser ingerido em forma de cápsulas em conjunto ao magnésio e a vitamina B6. Outros auxiliares são a glutamina e a taurina.

Elas ajudam no funcionamento do GABA, que é um neurotransmissor que controla a ansiedade no organismo. Também podem ser consumidas em cápsulas, porém somente com receita médica.

4- Fique mais com quem você ama

Estar na companhia de pessoas queridas é uma grande forma de ter mais qualidade de vida. Aproveite para sair com os amigos e visitar a família. Faça mais passeios com seu companheiro ou companheiras e evite o isolamento.

Os entes amados são os que mais sofrem durante as crises de ansiedade. Dar a eles uma forma de ajudar estando presentes é ótimo para todos os lados.

Estar na companhia de quem se ama é muito bom para o emocional, ajuda a relaxar e diminui a ansiedade.


5- Procure terapias alternativas

As terapias alternativas, tratamentos complementares ou terapias integrativas são excelentes para o tratamento da ansiedade. Elas não possuem efeitos colaterais e existem muitos tipos para cada perfil de paciente. Veja:

  • Acupuntura: técnica chinesa para eliminar a ansiedade e diminuir dores. É feita com a aplicação de agulhas em certos pontos do corpo.
  • Yoga: a yoga ou ioga é uma prática com exercícios de relaxamentos combinados a técnicas respiratórias e posturas corporais.
  • Florais de Bach: uso de plantas e flores especiais para alívio de dores, limpeza mental e emocional. É ministrado em gotas.

Agora que você já sabe como tratar a ansiedade com 5 passos naturais e práticos, será mais fácil aumentar sua qualidade de vida. Não deixe esse mal dominar seus dias e faça essas práticas para ter mais momentos de paz e tranquilidade.

Gostou das dicas? Então que tal deixar um comentário contando se já conhecia essas sugestões?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Técnica Mindfulness para ansiedade

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: