Scroll Top

Ansiedade

Como tratar a ansiedade em 5 passos

A ansiedade é caracterizada por um estado de desconforto, mal-estar, medo, agitação e a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Existem medicamentos eficientes e remédios fitoterápicos para ajudar nesse caso. Para complementar esses tratamentos, veja 5 passos [...]

AnsiedadeA ansiedade é caracterizada por um estado de desconforto, mal-estar, medo, agitação e a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Existem medicamentos eficientes e remédios fitoterápicos para ajudar nesse caso. Para complementar esses tratamentos, veja 5 passos que ensinam como tratar a ansiedade e a ter mais qualidade de vida.

Além dos medicamentos e da psicoterapia, existem maneiras naturais que são grandes apoios para as pessoas que sofrem com a ansiedade. Conheça algumas alternativas complementares ao tratamento.

1Cuide mais de você

Na tentativa de ser proativo e um bom amigo, um bom marido ou um bom filho, é muito comum acabar cuidando de todos menos de si mesmo.

Separe um momento para fazer o que gosta, para pensar sobre o que deseja para o futuro e para praticar atividades físicas.

Para as mulheres, é bom tirar algumas horas para cuidar do cabelo, das unhas e aprender novos hobbies. O essencial dessa dica é não estar sempre cumprindo a agenda dos outros, mas sim fazendo o que é importante em sua vida.

2-Evite os pensamentos negativos

Durante as crises de ansiedade é comum que vários pensamentos ruins passem pela mente. Não é uma questão de escolha, a sensação negativa acaba acontecendo sem que a pessoa tenha controle.

Porém, é sua escolha o que fazer com esses pensamentos. Sempre que eles aparecerem, questione. Avalie se aquele fato é real ou apenas uma hipótese.

Pense: “isso é verdade mesmo?”; “quais são as chances disso acontecer?”; “caso seja verdade, qual o pior cenário que poderia surgir?”. Assim é possível lidar com os sentimentos negativos de uma forma mais lógica e realística.

3-Consuma alimentos com triptofano

Uma ótima forma para tratar a ansiedade é consumir alimentos que sejam fonte de um composto chamado triptofano. Ele é um aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.

Pode ser encontrado no chocolate e na banana. Também pode ser ingerido em forma de cápsulas em conjunto ao magnésio e a vitamina B6. Outros auxiliares são a glutamina e a taurina.

Elas ajudam no funcionamento do GABA, que é um neurotransmissor que controla a ansiedade no organismo. Também podem ser consumidas em cápsulas, porém somente com receita médica.

4- Fique mais com quem você ama

Estar na companhia de pessoas queridas é uma grande forma de ter mais qualidade de vida. Aproveite para sair com os amigos e visitar a família. Faça mais passeios com seu companheiro ou companheiras e evite o isolamento.

Os entes amados são os que mais sofrem durante as crises de ansiedade. Dar a eles uma forma de ajudar estando presentes é ótimo para todos os lados.

Estar na companhia de quem se ama é muito bom para o emocional, ajuda a relaxar e diminui a ansiedade.


5- Procure terapias alternativas

As terapias alternativas, tratamentos complementares ou terapias integrativas são excelentes para o tratamento da ansiedade. Elas não possuem efeitos colaterais e existem muitos tipos para cada perfil de paciente. Veja:

  • Acupuntura: técnica chinesa para eliminar a ansiedade e diminuir dores. É feita com a aplicação de agulhas em certos pontos do corpo.
  • Yoga: a yoga ou ioga é uma prática com exercícios de relaxamentos combinados a técnicas respiratórias e posturas corporais.
  • Florais de Bach: uso de plantas e flores especiais para alívio de dores, limpeza mental e emocional. É ministrado em gotas.

Agora que você já sabe como tratar a ansiedade com 5 passos naturais e práticos, será mais fácil aumentar sua qualidade de vida. Não deixe esse mal dominar seus dias e faça essas práticas para ter mais momentos de paz e tranquilidade.

Gostou das dicas? Então que tal deixar um comentário contando se já conhecia essas sugestões?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Como a ansiedade age no organismo?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: