Scroll Top

Insônia

Como tratar a insônia na gravidez

É comum que a gestante ouça que deve descansar bastante antes que o bebê nasça. Porém, muitas mães passam por períodos de falta de sono e buscam descobrir como tratar a insônia na gravidez. Esse sintoma é algo normal e [...]

Insônia na gravidezÉ comum que a gestante ouça que deve descansar bastante antes que o bebê nasça. Porém, muitas mães passam por períodos de falta de sono e buscam descobrir como tratar a insônia na gravidez.

Esse sintoma é algo normal e ocorre, em geral, devido a alterações hormonais da gestação. Como nem todas as grávidas sofrem com esse distúrbio do sono, podem ter outras causas externas.

Entenda mais sobre a insônia durante a gravidez e as formas de tratamento.

Causas da insônia na gravidez

Mulheres que sofrem com estresse, ansiedade ou alguma outra dificuldade emocional costumam apresentar mais quadros de insônia na gravidez. Ou seja, devido à alteração hormonal e à emoção do período, a mulher tende a ficar mais sensível.

É comum que a grávida tenha maior sonolência durante os 3 primeiros meses da gestação e depois dessa fase começar a ter dificuldades no sono. Isso pode ser causado pelo desconto devido à barriga.

Com o aumento da progesterona e do estrogênio, o organismo passa por um efeito de estimulação que causa o problema em que a pessoa acorda muitas vezes durante à noite. Dessa forma, além da preocupação com a vinda do bebê, as gestantes também sofrem sem saber como tratar a insônia na gravidez.

Perguntas comuns sobre insônia na gravidez

Toda futura mãe que sobre com problemas para dormir tem diversas dúvidas. Confira a resposta para as questões mais comuns:

Há algum prejuízo para o bebê?

Uma dúvida muito comum é se a insônia na gravidez prejudica o bebê. A resposta é que não há prejuízos para a criança. Porém, é extremamente recomendado que a grávida

mantenha a qualidade no sono para preservar sua própria saúde.

Quando devo procurar o médico?

Ainda que a insônia na gravidez seja normal, é necessário buscar ajuda médica quando ocorrem sintomas mais graves. Ou seja, se a falta de sono é seguida por hipertensão ou dispneia (falta de ar). Nesses casos é preciso fazer uma polissonografia, que é um exame para monitorar o sono.

Qual o tratamento?

O médico pode prescrever um remédio para dormir ou remédios naturais para a insônia. Além disso, a gestante também será orientada a ter boas práticas na rotina noturna.

Como tratar a insônia na gravidez

Para descobrir o que fazer para dormir melhor na gravidez, basta seguir alguns passos práticos para amenizar a falta de sono. Confira:

  • Por um travesseiro entre as pernas para garantir mais conforto;
  • Dormir em um quarto tranquilo, sempre no mesmo horário;
  • Evitar cafeína, nicotina e substâncias estimulantes depois das 18h;
  • Beber um chá de erva-cidreira para acalmar o organismo;
  • Evitar sair à noite para locais com muita luminosidade e barulho;
  • Utilizar remédios naturais para a insônia.

Além disso, o tratamento para insônia na gravidez também pode ser feito com medicamentos para dormir, porém eles devem ser receitados pelo obstetra. Converse com seu médico e veja qual remédio para dormir é mais indicado em seu caso.

Com essas medidas práticas saber como tratar a insônia na gravidez é mais fácil paras as futuras mães. Caso os sintomas persistam por mais de 3 semanas, lembre-se de consultar um especialista.

Já sofreu com problemas de insônia na gestação? Comente quais medidas ajudaram a melhorar a sua falta de sono.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Mulheres acima de 50 anos: grupo de risco para insônia

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: