Como tratar a insônia na gravidez
É comum que a gestante ouça que deve descansar bastante antes que o bebê nasça. Porém, muitas mães passam por períodos de falta de sono e buscam descobrir como tratar a insônia na gravidez. Esse sintoma é algo normal e [...]
É comum que a gestante ouça que deve descansar bastante antes que o bebê nasça. Porém, muitas mães passam por períodos de falta de sono e buscam descobrir como tratar a insônia na gravidez.
Esse sintoma é algo normal e ocorre, em geral, devido a alterações hormonais da gestação. Como nem todas as grávidas sofrem com esse distúrbio do sono, podem ter outras causas externas.
Entenda mais sobre a insônia durante a gravidez e as formas de tratamento.
Lista dos Conteúdos
Causas da insônia na gravidez
Mulheres que sofrem com estresse, ansiedade ou alguma outra dificuldade emocional costumam apresentar mais quadros de insônia na gravidez. Ou seja, devido à alteração hormonal e à emoção do período, a mulher tende a ficar mais sensível.
É comum que a grávida tenha maior sonolência durante os 3 primeiros meses da gestação e depois dessa fase começar a ter dificuldades no sono. Isso pode ser causado pelo desconto devido à barriga.
Com o aumento da progesterona e do estrogênio, o organismo passa por um efeito de estimulação que causa o problema em que a pessoa acorda muitas vezes durante à noite. Dessa forma, além da preocupação com a vinda do bebê, as gestantes também sofrem sem saber como tratar a insônia na gravidez.
Perguntas comuns sobre insônia na gravidez
Toda futura mãe que sobre com problemas para dormir tem diversas dúvidas. Confira a resposta para as questões mais comuns:
Há algum prejuízo para o bebê?
Uma dúvida muito comum é se a insônia na gravidez prejudica o bebê. A resposta é que não há prejuízos para a criança. Porém, é extremamente recomendado que a grávida
mantenha a qualidade no sono para preservar sua própria saúde.
Quando devo procurar o médico?
Ainda que a insônia na gravidez seja normal, é necessário buscar ajuda médica quando ocorrem sintomas mais graves. Ou seja, se a falta de sono é seguida por hipertensão ou dispneia (falta de ar). Nesses casos é preciso fazer uma polissonografia, que é um exame para monitorar o sono.
Qual o tratamento?
O médico pode prescrever um remédio para dormir ou remédios naturais para a insônia. Além disso, a gestante também será orientada a ter boas práticas na rotina noturna.
Como tratar a insônia na gravidez
Para descobrir o que fazer para dormir melhor na gravidez, basta seguir alguns passos práticos para amenizar a falta de sono. Confira:
- Por um travesseiro entre as pernas para garantir mais conforto;
- Dormir em um quarto tranquilo, sempre no mesmo horário;
- Evitar cafeína, nicotina e substâncias estimulantes depois das 18h;
- Beber um chá de erva-cidreira para acalmar o organismo;
- Evitar sair à noite para locais com muita luminosidade e barulho;
- Utilizar remédios naturais para a insônia.
Além disso, o tratamento para insônia na gravidez também pode ser feito com medicamentos para dormir, porém eles devem ser receitados pelo obstetra. Converse com seu médico e veja qual remédio para dormir é mais indicado em seu caso.
Com essas medidas práticas saber como tratar a insônia na gravidez é mais fácil paras as futuras mães. Caso os sintomas persistam por mais de 3 semanas, lembre-se de consultar um especialista.
Já sofreu com problemas de insônia na gestação? Comente quais medidas ajudaram a melhorar a sua falta de sono.
0 Comentários