Scroll Top

Insônia

Como vencer a insônia gerada pela ansiedade?

A insônia é problema do sono que ocorre com mais frequência entre a população. Essa dificuldade é muito comum em mulheres. Entenda como vencer a insônia gerada pela ansiedade e nunca mais sofra com a falta de sono em suas [...]

Como vencer a insônia gerada pela ansiedade

A insônia é problema do sono que ocorre com mais frequência entre a população. Essa dificuldade é muito comum em mulheres. Entenda como vencer a insônia gerada pela ansiedade e nunca mais sofra com a falta de sono em suas noites.

De acordo com especialista, a dificuldade para ter um sono reparador tem diversas causas cada vez mais comuns como: estresse, preocupações, depressão e ansiedade.

Além disso, algumas alterações hormonais também causam insônia na menopausa. Todos esses sintomas em conjunto acabam gerando pessoas cada vez mais ansiosas e com mais dificuldades para dormir.

Veja 4 passos para vencer a insônia que tem origem na ansiedade.

Como vencer a ansiedade gerada pela insônia

Por não conseguir dormir, é comum ficar ansioso. Para complementar o quadro, quando se tem insônia normalmente se passa o dia pensando que não conseguirá dormir à noite. Logo, isso gera ainda mais ansiedade.

Para evitar isso, veja 4 passos para vencer a ansiedade gerada pela insônia.

1- Não deite pensando que terá insônia

O primeiro pensamento que passa pela mente de quem sobre de insônia gerada pela ansiedade é “não conseguirei dormir hoje”. Deitar com esse sentimento não ajudará a dormir bem. Pelo contrário, causará ainda mais nervosismo e isso deixará você acordado durante a noite.  

Sempre que essa frase vier a sua cabeça, substitua por afirmações positivas, como: “Eu tenho toda a capacidade de dormir bem esta noite”, “não há nada que eu possa fazer a essa hora, além de descansar e estar preparado para o dia seguinte” ou “eu decreto que terei um sono tranquilo”.

Fazendo isso, você condicionará sua mente a entender que é hora de dormir. Assim, o cérebro entenderá que não há nada que se possa fazer tão tarde para resolver os problemas pendentes.

2- Faça atividades físicas cedo

Exercícios físicos são grandes aliados de um sono reparador. Por deixar o corpo mais cansado, isso faz com que o organismo queira repousar no horário certo. Porém é preciso prestar atenção ao período do dia escolhido para a prática de atividades físicas.

O recomendado é realizar seus exercícios pela manhã ou algumas horas antes de dormir. Atividades físicas geram adrenalina, o que pode manter o corpo muito agitado. Assim, fazer exercícios logo antes de ir para a cama gera o efeito oposto ao desejado, deixando você mais ansioso e com menos sono.

3- Tenha momentos para desabafar

Para evitar que os problemas acompanhem você até a cama, separe momentos para desabafar durante o dia. Faça isso com amigos, companheiro ou com um caderno especial para esse momento.

Você pode separar um bloco de anotações e escrever todas as suas ansiedades. Isso pode ser feito no celular ou em alguma folha de papel também. Guarde até o dia seguinte e então, se quiser, pode jogar a folha fora ou apagar o arquivo.

4- Mantenha uma rotina de sono

Uma das causas da ansiedade é não conseguir ter controle sobre o que acontecerá no futuro. Por isso, uma rotina de sono ajuda a manter a mente mais relaxada e pronta para o que acontecerá a seguir.

Ao saber exatamente quando se deitará e quando acordará, as crises ansiosas tendem a diminuir. Faça também uma sequência todas as noites, como: desligar os eletrônicos, tomar um chá com calmantes naturais, ler um livro calmo e, após isso, ir para a cama.

Com esses 4 passos já é possível vencer a insônia gerada pela ansiedade. Não deixe que esse problema atrapalhe suas noites e nem deixe seus dias mais cansativos. Cuide da sua saúde emocional e tenha mais felicidade em sua vida.

Achou as dicas úteis? Então não deixe de conferir a resenha Triptopax funciona mesmo? Conheça essa solução 100% natural para ansiedade e insônia.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  7 dicas para dormir bem na gravidez

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: