Scroll Top

Remédios Naturais

Conheça um calmante natural incrível

Em momentos de estresse no dia a dia muitas vezes é difícil pensar sobre alguma solução simples e prática. Porém, existem um calmante natural incrível que pode ser utilizado em vários casos. Confira os efeitos benéficos desse remédio para a [...]

Chá de hortelã é um ótimo calmante natural

Em momentos de estresse no dia a dia muitas vezes é difícil pensar sobre alguma solução simples e prática. Porém, existem um calmante natural incrível que pode ser utilizado em vários casos.

Confira os efeitos benéficos desse remédio para a insônia e passe sua semana com mais leveza.

Hortelã: um grande calmante natural

Poucas pessoas conhecem os efeitos calmantes da hortelã ou “mentha”, seu nome científico. Muito utilizada no preparo de alimentos, é certamente uma das mais queridas na culinária.

É comum ver sua utilização em produtos de higiene bucal e em gomas de mascar. Não apenas pelo seu efeito refrescante, mas também devido a um alto valor nutritivo. A hortelã contém: vitaminas, magnésio, ferro, potássio, sódio, além de das vitaminas  B, C e D.

Essa planta tem funções sedativas e calmantes, sendo indicada para tranquilizar pessoas muito nervosas ou estressadas. Uma grande ajuda para os dias com muitos problemas para resolver.

Além desse benefício, a hortelã também:

  • auxilia no emagrecimento;
  • promove sensação de saciedade;
  • regula o intestino;
  • fortalece o fígado;
  • alivia dores;
  • evita retenção de líquidos.

Conheça algumas variedades desse grande calmante natural.

Variedades de hortelã e seus usos medicinais

Existe mais de um tipo dessa planta e cada um promove benefícios diversos. Veja as vantagens de cada variedade de hortelã:

Hortelã pimenta

Trata problemas gastrointestinais e alivia cãibras. Além disso também promove alívio em dores e descongestionamento nasal.

Hortelã da folha grossa

Ótima para aliviar dores de cabeça e de ouvido (como compressa). Como xarope é excelente para expectoração em casos de bronquite.

Hortelã da folha miúda

Trata problemas gástricos e é um grande vermífugo para amebíase e giardíase. Recomendada para dificuldades respiratórias.

Hortelã do norte

Trata problemas estomacais e em todo sistema digestivo. Ótima auxiliar em gripes e resfriados. Também é antisséptica.

Hortelã branca

Sua folha é altamente recomendada em problemas no sistema digestivo, em especial no estômago. Também funciona como antigripal e tem propriedades antissépticas.

Hortelã portuguesa

Esse tipo de hortelã é ideal para alívio de enjoos, até mesmo os casos de fundo emocional.

Hortelã poejo

Ela alivia a tosse e combate infecções bucais. Alivia gases e pode ser utilizada como repelente natural. Além disso, a hortelã poejo também trata picadas de mosquitos e pulgas.

Hortelã do campo

Muito utilizada como óleo, é um grande tranquilizante natural. Ela refresca e suaviza, tendo propriedades antibióticas, antissépticas e anti-infecciosa

Uso da hortelã como calmante natural

O mais indicado é consumir a planta em chá. O consumo deve ser feito de 10 a 20 minutos depois das refeições. Ela ajuda também na digestão oferecendo muitas vantagens nutricionais. O preparo do chá de hortelã é bem fácil. Confira:

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de folhas frescas de hortelã;
  • 500 ml de água.
Gostou dos Artigos? Leia esse também  Conheça 5 remédios naturais para dormir

 

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo. Assim que levantar fervura, coloque as folhas de hortelã e desligue. Cubra o recipiente e deixe descansar por 5 ou 10 minutos. Coe e beba ainda morno.

Contraindicações

Existem alguns grupos que podem sofrer com contraindicações desse calmante natural, que são:

  • pessoas com cálculos biliares;
  • pessoas com cálculos renais;
  • crianças menores de 2 anos.

É importante destacar que o uso em excesso pode causar o efeito oposto, ou seja, insônia e agitação. Porém, se utilizada com moderação, essa planta traz efeitos muito benéficos para o organismo.

Agora que você já conhece esse calmante natural maravilhoso e seus diversos benefícios, não tem por que passar os dias nervoso ou estressado. Use essa poderosa planta e tenha uma vida mais calma.

Já conhecia o poder dessa erva? Deixe seu comentário contando sua experiência com calmantes naturais.

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: