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Descubra como a higiene do sono pode ajudar você

Você sabia que a higiene do sono pode ajudar você a dormir muito melhor? Este termo corresponde a técnicas para adaptar o ambiente e eliminar maus hábitos noturnos

Você sabia que a higiene do sono pode ajudar você a dormir muito melhor? Este termo corresponde a técnicas para adaptar o ambiente e eliminar maus hábitos noturnos.

O sono é uma necessidade fisiológica para manter o bom funcionamento do corpo. Pessoas que dormem pouco acabam desenvolvendo desequilíbrios hormonais, estresse, ansiedade e diversas doenças.

Para evitar isso, basta seguir os passos da higiene do sono e dormir com muito mais tranquilidade. Acompanhe as dicas!

Como a higiene do sono pode ajudar?

A higiene do sono é uma forma para prevenir a insônia. Por meio de práticas saudáveis na hora de dormir, o sono virá com mais facilidade. Porém, a partir dos 35 anos, é mais comum surgirem maiores dificuldades para dormir bem.

Por isso, dependendo do grau da insônia, mesmo mantendo a higiene do sono, pode ser que apareçam as terríveis noites em claro. Para esses casos, o mais indicado é manter o acompanhamento médico e utilizar um remédio natural para insônia.

Porém, para a maioria dos casos, apenas ajustar alguns hábitos prejudiciais e melhorar o local em que se dorme já é uma grande ajuda para evitar os distúrbios do sono.

Com isso, a higiene do sono pode ajudar você a ter um repouso mais tranquilo. Confira as dicas para fazer uma boa manutenção da rotina noturna e evitar algum transtorno do sono.

Quais são os passos para a higiene do sono?

Uma boa noite de sono depende e fatores endógenos (internos) e de fatores exógenos (externos). A higiene do sono trabalha com o ambiente e as rotinas, ou seja, aquilo que está ao alcance das mãos para mudar.

Veja as técnicas de higiene do sono que você pode aplicar hoje mesmo e melhorar os seus problemas para dormir.

1- Não permanecer na cama caso esteja sem sono. Se for deitar e não conseguir descansar em até 15 ou 20 minutos, o indicado é levantar e fazer alguma atividade relaxante, como beber um chá calmante natural.

2- Manter sempre um horário para deitar e acordar. O ideal é manter esse padrão mesmo nos finais de semana.

3- Não fumar ou utilizar produtos com cafeína, tabaco ou álcool antes de dormir. Caso deseje consumir essas substâncias, faça isso pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.

4- Fazer exercícios físicos no máximo 4 horas antes do sono. Preferencialmente, pratique atividades físicas pela manhã, assim não haverá perturbações para o descanso.

5- Não utilizar a cama para atividades como: assistir televisão, jogar, comer ou utilizar tablets e notebooks.

6- Manter o quarto fresco, escuro, organizado, com um bom colchão e com a temperatura amena. Assim, poderá dormir em um local agradável e que favorece o repouso.

7- Criar uma rotina para dormir, por exemplo: desligar os eletrônicos, sentar para ler, tomar um chá ou leite morno com canela e ir para a cama. Com isso, o cérebro entende é hora para desacelerar.

8- Não durma mais que 45 minutos durante a tarde, porque isso pode atrapalhar seu sono durante a noite.

9- Não tentar dormir sentindo fome. Faça lanches leves antes de ir para a cama.

10- Evite conversar sobre problemas ou assuntos difíceis durante a noite. Isso pode fazer com que a mente continue pensando no tema e não encontre descanso na hora certa.

Agora que você já sabe como a higiene do sono pode ajudar você, coloque essas técnicas em prática. Assim, você terá noites com muito mais tranquilidade.

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