Scroll Top

Insônia

Descubra como a insônia influencia a sua produtividade

Dormir bem ajuda o corpo a manter o regulamento de diversas funções do organismo. Por isso, a insônia influencia a sua produtividade em vários aspectos. A falta de sono afeta toda a sua rotina e faz com que não se [...]

Descubra como a insônia influencia a sua produtividadeDormir bem ajuda o corpo a manter o regulamento de diversas funções do organismo. Por isso, a insônia influencia a sua produtividade em vários aspectos. A falta de sono afeta toda a sua rotina e faz com que não se tenha disposição para as tarefas cotidianas.

Para as pessoas que trabalham, esse problema é ainda mais grave comprometendo a qualidade do serviço prestado. Porém, a insônia também é uma vilã para as donas de casa, que se veem sem ânimo para cuidar de suas famílias.

Entenda mais sobre esse transtorno do sono e descubra por que dormir mal interfere no seu rendimento.

O sono e o organismo

Dormir é um mecanismo utilizado pelo organismo para manter a saúde. Um bom sono atua no desenvolvimento cerebral e nas funções cognitivas. Assim, a mente descansada consegue raciocinar, aprender e manter a memória ativa com mais facilidade.

Durante a noite ocorre a produção de hormônios importantes para o corpo. Entre eles estão o GH, responsável pelo crescimento; a serotonina, hormônio do prazer e a leptina, encarregada pela saciedade. Durante esse período, também acontece a regeneração muscular.

Além disso, o repouso contribui para que o coração possa relaxar. Com batimentos cardíacos mais lentos, há uma melhora na distribuição do fluxo sanguíneo. Isso faz com que os riscos de doenças cardiovasculares sejam menores.

Sem o descanso necessário, diversas funções orgânicas ficam comprometidas. Isso leva ao aparecimento de: indisposição, estresse, ansiedade, nervosismo e até mesmo depressão. Por isso, a insônia influencia a sua produtividade e atrapalha seu cotidiano.

Como a insônia influencia a sua produtividade

Na primeira das fases do sono, ocorre o ponto mais alto da produção do hormônio de crescimento. Sua tarefa é melhorar o desempenho físico e manter a musculatura tonificada. Ele ainda previne a osteoporose e evita o acúmulo de tecido adiposo (gordura).

A pessoa que sofre de insônia não realiza todos os ciclos do sono. Isso reflete diretamente na produtividade. Uma noite agitada diminui a concentração e deixa o insone sem disposição para todas as tarefas corriqueiras.

Esse quadro pode ser até mesmo perigoso para pessoas que operam máquinas, dirigem ou trabalham em um serviço de alto risco. A sensação de esgotamento aumenta significativamente as chances de acidentes.

Outro detalhe é que uma pessoa cansada não se sente motivada para trabalhar. Com isso, produz menos e com mais lentidão. Manter esse ritmo compromete o emprego, o bem-estar e também a saúde.

Ainda que existam pessoas que trabalhem melhor durante a noite, elas representam uma pequena parcela da população. A maior parte das pessoas precisa descansar entre 22h e às 9h para apresentarem um bom rendimento.

Sendo assim, uma noite revigorante tem o efeito oposto. Aumenta a disposição, faz com que a pessoa fique mais motivada e contente. Dessa forma, ela realiza sua rotina com mais ânimo, seja em casa ou no emprego. O que eleva sua produtividade.

Agora que você sabe que a insônia influencia a sua produtividade, não deixe a noite em claro ser um problema em sua vida. Conheça o Triptopax, um suplemento natural contra a falta de sono. Assim, você terá mais entusiasmo e felicidade em seus dias.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Como vencer a insônia gerada pela ansiedade?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: