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Insônia

Descubra os alimentos que tiram o sono

Sofrer de insônia é mais comum do que se imagina, porém suas causas podem ser fatos simples que passam sem que sejam percebidos. Algumas bebidas energéticas estimulantes podem ser o motivo de uma noite em claro. Descubra os alimentos que [...]

alimentos que tiram o sono

Sofrer de insônia é mais comum do que se imagina, porém suas causas podem ser fatos simples que passam sem que sejam percebidos. Algumas bebidas energéticas estimulantes podem ser o motivo de uma noite em claro. Descubra os alimentos que tiram o sono e evite colocar esse grupo em seu cardápio.

A maior parte desses alimentos atua estimulando o Sistema Nervoso Central, que provoca o aumento da produção de glicose para o cérebro. Assim, o ideal é evitar o consumo apenas 4 horas antes de dormir.

Veja a lista e nunca mais perca o sono porque ingeriu alguma dessas bebidas ou comidas muito perto da hora de ir para a cama.

10 alimentos que tiram o sono

Muitos alimentos ricos em cafeína podem ser os grandes vilões em uma noite estressante. Pessoas mais sensíveis podem ser afetadas por uma simples xícara de café na hora do almoço, por exemplo.

Esse grupo não está proibido em seu cardápio, porém é sempre indicado prestar atenção ao excesso e consumir em pequenas doses. Além disso, nunca se deve ingerir alguma dessas bebidas ou pratos perto da hora de dormir. Veja lista:

  • Café;
  • Chá preto;
  • Chá mate;
  • Chá verde;
  • Chocolate;
  • Refrigerantes com cola;
  • Guaraná em pó;
  • Bebidas energéticas; 
  • Gengibre;
  • Pimenta.

Esses alimentos estimulam o organismo e mantém uma pessoa despertar por mais tempo. Muitos estudantes que prestam concurso costumam consumir os itens dessa lista para conseguir ficar mais tempo estudando. Porém, isso deve ser evitado.

Alimentos que mantém o corpo desperto

Algumas pessoas utilizam esses alimentos para manter o cérebro em atividade máxima e poder trabalhar até mais tarde. Entretanto, o sono é muito importante para o organismo e é sempre recomendado não forçar o corpo a dormir poucas horas.

Lembre-se de evitar esses alimentos perto do momento de seu descanso. Assim, a insônia não atrapalhará sua noite de repouso. Além disso, esses alimentos podem aumentar o nervosismo e também a sensação de ansiedade.

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Ou seja, mesmo que ao ingerir os energéticos o corpo fique mais tempo acordado, se for esse o objetivo, há consequências. Depois de certo tempo, a pessoa que consome esses alimentos desenvolve quadros de estresse e irritação.

O ideal para uma boa noite de sono é beber uma xícara de chá para dormir. Assim, a falta de sono não será um problema durante o repouso. Alguns dos mais indicados são: maracujá, camomila e alfazema.

Quando não consumir os alimentos que tiram o sono

Existem casos em que o consumo dos alimentos que tiram o sono é totalmente contraindicado. Eles não devem ser ingeridos por indivíduos que apresentam os seguintes quadros:

  • Excesso de estresse; 
  • Histórico de insônia; 
  • Problemas de ansiedade; 
  • Doenças ou problemas cardíacos.

A cafeína, por exemplo, pode causar diversas dificuldades no organismo. Ela pode propiciar o aparecimento de problemas estomacais como: azia, dores no estômago, acidez em excesso e má digestão.

Com essas dicas já é possível saber e evitar os alimentos que tiram o sono. Assim, suas noites serão muito mais tranquilas e não haverá nenhuma dificuldade com o aparecimento de algum transtorno do sono.

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