Scroll Top

Sono

Dormir à tarde faz bem?

De acordo com uma pesquisa feita pela revista Sleep, dormir à tarde por 10 minutos pode ajudar uma pessoa a ficar alerta por 2 horas. Porém, será que isso funciona para quem tem insônia?

Dormir a tarde faz bem?

De acordo com uma pesquisa feita pela revista Sleep, dormir à tarde por 10 minutos pode ajudar uma pessoa a ficar alerta por 2 horas. Porém, será que isso funciona para quem tem insônia?

Entenda mais sobre os efeitos do cochilo e veja se quem sofre de algum transtorno do sono pode descansar em horários alternativos.

Dormir à tarde faz bem?

Descansar depois do almoço traz muitos benefícios como: melhorar a produtividades, aumentar a vigilância e estimular a criatividade. Porém, é importante estar atento à duração desse descanso.

De acordo com especialistas, o mais indicado é um cochilo de 15 a 20 minutos. Esse tempo é suficiente para gerar mais energia e afastar a sonolência. Assim, é possível realizar as tarefas com mais disposição e permanecer alerta durante o dia.

Enquanto isso, uma sesta de 30 minutos ou mais pode ocasionar mais meia hora de sono. Isso ocorre porque com esse período o corpo iniciou um estado de sono profundo.

Caso possa dormir mais tempo, saiba que um descanso com 1 hora amplia a capacidade de armazenamento de informações e a memória. Porém, também deixará o organismo mais lento durante os minutos seguintes.

Quem tem insônia pode dormir à tarde?

Para aqueles que sofrem de insônia, um descanso de meia hora entre 12h e 14h não interfere na qualidade do sono durante a noite. Entretanto, para algumas pessoas pode ocorrer alguma alteração no ciclo de repouso.

Caso perceba que o cochilo depois do almoço está atrapalhando seu descanso, o recomendado é diminuir o tempo de sesta. Cochile por, no máximo, 15 minutos e não faça isso todos os dias. Diminua o cochilo para 2 a 3 vezes por semana.

É bom lembrar que dormir apenas 6 ou 7 horas por noite aumenta consideravelmente as chances de cair no sono enquanto dirige. Sendo assim, uma sesta de 30 minutos ajuda a evitar perigos na direção e a manter a vigilância.

Então, caso não consiga dormir bem, saiba que as horas de sono durante a tarde podem ajudar. A única advertência é não prolongar muito o descanso, o que poderia causar problemas com o sono.

O que fazer em casos de sono excessivo à tarde?

Não tente ficar acordado caso seu organismo precise descansar. O cochilo pode amenizar os efeitos de uma noite de insônia. Ele auxilia o sistema neuroendócrino e imunológico a voltarem ao bom funcionamento.

Então, caso tenha sono à tarde, tire 30 minutos para o seu repouso. Isso fará com que a sensação de sonolência acabe e o corpo volte a ficar disposto. Porém, caso isso ocorra todos os dias, é bom prestar atenção.

O sono excessivo é um sinal de que algo não está bem. Logo, a melhor solução é buscar o acompanhamento de um médico. Ele receitará o tratamento correto e possivelmente indicará o uso de calmantes naturais.

Pessoas com dificuldades para dormir apresentam mais chances para desenvolver doenças crônicas como: diabetes, obesidade, depressão, hipertensão e ansiedade. Cuide da saúde do seu sono para que essas enfermidades não apareçam.

Agora que você já sabe que dormir à tarde faz bem, contanto que seja com a duração correta, não deixe de aproveitar esse momento. Assim, sua qualidade de vida aumentará significativamente.

Achou as dicas úteis? Então não deixe de conferir a resenha Triptopax funciona mesmo? Conheça essa solução 100% natural para a insônia.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  5 Hábitos que prejudicam o sono

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: