Scroll Top

Sono

Dormir menos ajuda na produtividade?

Na tentativa de cumprir prazos e metas, é comum que os colaboradores de uma empresa passem a noite trabalhando. Isso ocorre também com os empresários, que cumprem cargas horárias muito mais extensas em seu próprio negócio. Porém, será que dormir [...]

será que dormir menos ajuda na produtividade?

Na tentativa de cumprir prazos e metas, é comum que os colaboradores de uma empresa passem a noite trabalhando. Isso ocorre também com os empresários, que cumprem cargas horárias muito mais extensas em seu próprio negócio. Porém, será que dormir menos ajuda na produtividade?

Entenda mais sobre esse hábito e como o seu corpo pode reagir com o passar do tempo.

Existe uma cultura de dormir menos para produzir mais?

Uma crença popular diz que ao dormir menos é possível ter mais horas livres para produzir. De fato, existem pessoas noturnas que só conseguem cumprir suas tarefas mais tarde. Há também aquelas que só precisam de 6 horas de sono por noite. Porém, esse quadro não é habitual para todas as pessoas.

Alguns aficionados pela produtividade costumam seguir um método chamado 5am club. Ele estimula que seus participantes acordem sempre as 5 da manhã para produzir mais durante o dia.

Não há problema algum nessa técnica, contanto que se respeite o tempo mínimo de repouso. Alguém que dorme depois das 23 h e pretende acordar 5 h não conseguirá dormir profundamente.

Ainda que a cultura de dormir menos para produzir mais ainda exista, ela é contraproducente. Uma vez que uma pessoa acaba superproduzindo por um período, isso esgotará suas energias para os trabalhos que exigem um prazo maior.

O que os especialistas dizem sobre dormir pouco?

De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard Medical School, casos de insônia provocam 11 dias de baixa produtividade ao ano. Sendo assim, os estudiosos constataram que isso pode gera um prejuízo de US$ 63 bilhões anuais para as empresas.

Meg Spender, coach de sono pela Wellness Coaches USA, caracteriza o problema como algo desenfreado. Segundo ela, as exigências, prazos e obrigações acabam impactando seriamente a vida dos colaboradores. A profissional trabalha oferecendo treinamentos corporativos sobre como dormir bem e permanecer produtivo durante o dia.

Outros especialistas analisam mais o problema, como o consultor internacional de sono e desempenho e autor do livro Power Sleep, James Maas. Ele comenta que é um hábito prejudicial ver o sono como um luxo e não uma necessidade.

Mark Clermont, presidente da empresa Provant, especializada em bem-estar, completa essa fala. De acordo com Mark, a dificuldade real é que dormir menos causa não somente um baixo desempenho. Esse costume pode originar doenças crônicas como: diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade e até mesmo depressão.

Dormir menos ajuda na produtividade?

Ao priorizar outras tarefas durante o tempo em que deveria repousar, o que acaba acontecendo é o aumento do estresse e da ansiedade. Por isso, dormir menos não ajuda na produtividade, pelo contrário, acaba atrapalhando.

Para ser produtivo e realizar os afazeres com qualidade é preciso ter uma boa noite de sono. Sendo assim é fundamental entender que dormir é uma necessidade fisiológica tão importante quando se alimentar e beber água.

Então, se você achava que dormir menos ajuda na produtividade, já pode perceber que isso é um grande mito. Dê valor às suas horas de repouso e tenha mais qualidade de vida.

Se mesmo querendo dormir, você já desenvolveu um problema de insônia, há solução. Experimente um suplemento natural para dormir melhor. Ele é autorizado pela ANVISA e não apresenta químicas prejudiciais ao organismo.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Dormir à tarde faz bem?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: