Durma rápido com a terapia do sono
Ter uma boa noite de descanso é fundamental para regular o organismo. Para isso, surge o conceito de terapia do sono. Ela consiste em técnicas para estimular o repouso. Com isso, os tratamentos têm a intenção de melhorar os problemas [...]
Ter uma boa noite de descanso é fundamental para regular o organismo. Para isso, surge o conceito de terapia do sono. Ela consiste em técnicas para estimular o repouso. Com isso, os tratamentos têm a intenção de melhorar os problemas de insônia.
Entenda mais sobre essas alternativas e vença de uma vez por todas os transtornos do sono.
Lista dos Conteúdos
O que é terapia do sono?
A terapia do sono é um método que reúne diversos tratamentos contra a insônia. Com isso, o objetivo é eliminar as causas desse transtorno, promovendo mudanças comportamentais e induzindo ao relaxamento.
Uma boa noite de sono ajuda a restaurar as energias e a manter o cérebro funcionando com sua melhor capacidade. Conheça as técnicas mais comuns para realizar a terapia do sono.
1- Terapias complementares
As terapias complementares são métodos naturais utilizados para combater a insônia. São tratamentos realizados a base de chás calmantes, plantas em pó e suplementos naturais. Entre a composição desses remédios estão: camomila, erva-cidreira e valeria, por exemplo.
Há também as terapias alternativas, como: acupuntura, fototerapia e terapia ortomolecular. A acupuntura trabalha estimulando pontos específicos no corpo. Assim, pode diminuir o estresse, a insônia e a ansiedade.
Já a fototerapia, consiste em deixar que o paciente seja exposto regularmente a luz. Para tal, são utilizadas lâmpadas especiais. Com isso, a terapia promete a redução dos casos em que ocorre falta de sono.
A terapia ortomolecular, por sua vez, busca eliminar desequilíbrios químicos ou hormonais. Ela faz isso ao repor minerais e vitaminas importantes para o corpo. Entre eles estão: triptofano, magnésio e Vitamina B3.
2- Higiene do Sono
Essa técnica de terapia do sono propõe uma mudança nos hábitos nocivos dos pacientes. Sendo assim, hábitos que prejudicam o sono são substituídos por uma reeducação do organismo. Logo, é mais fácil ter uma noite tranquila. Veja algumas práticas aplicadas:
- Dormir em um lugar adequado: escuro, sem barulhos e com a temperatura agradável;
- Praticar exercícios físicos durante o dia: as atividades físicas ajudam a regular os hormônios, melhorando a qualidade do sono;
- Manter uma rotina: para que o organismo entenda que é hora de relaxar, uma das melhores soluções é criar uma rotina noturna.
- Ingerir alimentos leves: fazer lanches ou refeições que não sejam gordurosas e evitar os alimentos que tiram o sono;
- Desligar os aparelhos eletrônicos a noite: evitar o uso de celular, televisão, notebook, entre outros, algumas horas antes de dormir.
3- Terapia comportamental
Existem muitas formas de aplicar a terapia cognitivo-comportamental. Seu foco é tratar as atitudes e comportamentos que levam a insônia. Alguns exemplos desse método são:
- Fazer um diário do sono: anotar quantas vezes a pessoa acordou, escrever o horário para dormir e acordar, o que pensa ou sente durante a insônia etc;
- Terapia de restrição do sono: consiste em permanecer na cama apenas enquanto estiver no período de sono;
- Mindfulness: são psicoterapias que podem ser em grupo nas quais são trabalhadas a atenção plena, exercícios corporais e meditação.
Agora que você já conhece algumas técnicas da terapia do sono para que alguém durma rápido, é possível ter noites muito mais tranquilas. Experimente algum desses métodos e veja as mudanças na sua qualidade de sono.
Gostou do artigo? Então confira 5 benefícios da atividade física para a saúde.
0 Comentários