Scroll Top

Sono

Entenda as fases do sono

Com um dia a dia agitado o cuidado com um bom descanso acaba sendo esquecido. Com isso, surgem sintomas desagradáveis como insônia, estresse, ansiedade, e mau humor. Para que isso não aconteça, entenda as fases do sono reparador e como [...]

As fases do sono

Com um dia a dia agitado o cuidado com um bom descanso acaba sendo esquecido. Com isso, surgem sintomas desagradáveis como insônia, estresse, ansiedade, e mau humor. Para que isso não aconteça, entenda as fases do sono reparador e como ter uma noite sossegada.

Sabendo o funcionamento do organismo, fica muito mais fácil organizar a rotina e poder desfrutar do repouso merecido.

A importância de uma boa noite de sono

O sono é necessário do ponto de vista fisiológico. Dessa maneira, não conseguir dormir pode causar diversas complicações ao corpo. Logo, para garantir uma vida com mais equilíbrio e desfrutar de uma velhice com saúde, é fundamental ter um repouso tranquilo.

Para dormir da maneira adequada é recomendado separar de 6 a 9 horas para o descanso. Definir o tempo de sono por noite pode variar de acordo com a fisiologia de cada pessoa. Porém, o mais importante é ter um sono de qualidade.

As horas necessárias para o descanso depende do grupo ao qual cada um pertence. São 3 classificações:

  • grupo dos curto dormidores;
  • grupo dos longo dormidores;
  • grupo dos indiferentes.

O primeiro grupo necessita somente de 6 horas para descansar a cada noite. O segundo já precisa de mais tempo tendo, no mínimo, 9 horas de sono. O grupo dos  indiferentes, que é formado por grande parte da população, consegue dormir bem com 7 a 8 horas de repouso por noite.

A divisão das fases do sono

Ao dormir, o corpo passa por diferentes fases do sono. Cada uma dessas etapas é essencial para o bom funcionamento do organismo. Elas ocorrem em ciclos que são repedidos durante o período de repouso.

As fases do sono têm a duração de 90 a 110 minutos, repetindo-se de 4 a 5 vezes durante a noite. O sono pode ser organizado em 2 fases gerais: NREM (dividida em começo do sono, sono superficial e sono profundo) e REM (fase em que os sonhos ocorrem).

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Dormir menos ajuda na produtividade?

A primeira é chamada de “Non-rapid Eye Movement” (movimento não rápido dos olhos). Já a segunda, recebe o nome de Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos).

A fase NREM corresponde a 75% do tempo de repouso, ela possui estágios de profundidade do sono. Acompanhe os detalhes.

Estágios NREM das fases do sono

O sono NREM é classificado em 4 estágios. Confira cada um:

Estágio 1

É o período de sonolência, onde o os primeiros sinais do sono aparecem. Ele tem a duração de 4% a 5%. Nessa fase a pessoa pode acordar facilmente. Ocorre a liberação de melatonina.

Estágio 2

Sua duração é em torno de 5 a 15 minutos. No segundo estágio a atividade cardíaca é reduzida, a musculatura começa a relaxar e a temperatura corporal diminui. É mais difícil despertar a pessoa nessa fase. Corresponde de 45% a 55% da noite.

Estágio 3

É a primeira fase do sono profundo e ocupa cerca de 4% a 6% das fases do sono. O coração desacelera seu ritmo e a respiração fica mais lenta e mais leve.

Estágio 4

Acaba sendo semelhante ao estágio anterior. É a fase de sono mais profundo e dura aproximadamente 40 minutos. Nessa etapa é muito mais difícil despertar a pessoa.

Os estágios do sono

 

Após essas 4 etapas, o corpo entra na fase REM. Entenda melhor a seguir.

Estágio REM das fases do sono

A próxima etapa das fases do sono é o estágio REM, também pode ser chamado de estágio 5 do sono. Ele corresponde de 20% a 25% do tempo de descanso.

Por ser o momento em que ocorrem os sonhos, é também restaurador. Nessa etapa os olhos começam a fazer movimentos rápidos (o que explica seu nome), os músculos ficam imóveis e a respiração é rápida, irregular e superficial. Acontece uma grande atividade cerebral. É importante para a recuperação emocional.

Com essas informações é possível entender as fases do sono de uma forma completa e saber a importância de uma boa noite de descanso.

Já conhecia os detalhes das fases do sono? Comente como é seu período de descanso durante a noite.

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: