Entenda o que é insônia
É muito comum a pergunta: “o que é insônia?”. Ela é um distúrbio do sono que atinge 1 entre 5 pessoas. Esse problema consiste na dificuldade em adormecer ou em dormir pelas horas necessárias para o descanso do corpo. Entenda [...]
É muito comum a pergunta: “o que é insônia?”. Ela é um distúrbio do sono que atinge 1 entre 5 pessoas. Esse problema consiste na dificuldade em adormecer ou em dormir pelas horas necessárias para o descanso do corpo.
Entenda mais sobre a dificuldade de dormir, os tipos de insônia e os sintomas.
Lista dos Conteúdos
O que é Insônia?
De acordo com a Associação Brasileira de Sono, em torno de 36,5% da população sofre de insônia. Ela é um distúrbio insistente que dificulta a capacidade de sono e descanso de uma pessoa. Há ainda casos em que o indivíduo acorda diversas vezes durante a noite.
Dessa forma, a pessoa com insônia não consegue restaurar suas energias e fica muito cansada no dia seguinte. Esse fato atrapalha seu trabalho, diminui seu ânimo para brincar com os filhos e ainda prejudica sua concentração durante os estudos.
A pessoa que dorme mal geralmente apresenta um humor instável e baixa produtividade. Ou seja, sua qualidade de vida diminui drasticamente. A insônia é uma doença, podendo ser encontrada no CID-10 pelo código G47.0 (Desordens de início de manutenção do sono) e pelo código F51.0 (Insônia não orgânica).
É normal que adultos sofram com insônia em algum momento de suas vidas, porém quando o quadro é repetido durante várias noites, isso pode indicar uma insônia crônica. Com isso, é preciso agendar uma consulta ao médico e fazer uso de um remédio para dormir.
Quais os tipos de insônia?
O distúrbio do sono pode ser classificado de acordo com sua causa e frequência. Confira a classificação dos tipos de insônia.
Classificação dos tipos de insônia de acordo com a duração
- Crônica: recebe o nome de insônia de longa duração, esse problema de sono é aquele com duração de mais de 3 semanas;
- Transiente: esse tipo de insônia tem a duração de apenas poucos dias, podendo chegar a 3 semanas;
- Intermitente: É o distúrbio do sono de curta duração que ocorre com frequência alternada. Entre os períodos, há intervalos de sono revigorante.
Classificação dos tipos de insônia de acordo com a causa
- Insônia Primária: Quando não há doenças que causem a insônia — ela acontece por si mesma;
- Insônia Secundária: Quando o distúrbio de sono é causa de condições médicas. Ou seja, transtornos mentais ou efeito colateral de algum medicamento.
Quais os sintomas da insônia?
Existem diversos sintomas da insônia, entre os principais podem ser destacados:
- Despertar durante a noite;
- Acordar muito cedo;
- Dificuldade para dormir à noite;
- Cansaço ou sonolência durante o dia;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Falta de vigor após uma noite de sono;
- Depressão;
- Dificuldade para prestar atenção;
- Aumento do risco de acidentes;
- Problemas gastrointestinais;
- Dificuldades para concentração;
- Esquecimento;
- Dores de cabeça localizadas;
- Preocupações constantes com o sono.
Ao apresentar insônia, o tempo médio para adormecer pode ficar em torno de 30 minutos. Muitas vezes, a pessoa pode dormir apenas 6 horas ou um tempo menor a partir de 3 noites por semana. Se o quadro for repetido por mais de 3 meses, pode ser o caso da apresentação de uma insônia aguda.
Agora que já sabe o que é insônia e quais sintomas indicam esse distúrbio do sono, não deixe de cuidar da qualidade das suas noites.
Se gostou desse artigo e tem dificuldades para dormir, confira como dormir bem e ter uma noite tranquila.
0 Comentários