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Saúde Sono

Excesso de peso: dormir pouco engorda?

Para quem está lutando contra o excesso de peso, é importante manter uma rotina saudável. Durante esse processo, é comum surgirem várias dúvidas. Entre as questões mais polêmicas está: dormir pouco engorda?

Excesso de peso - será que dormir pouco engorda

Para quem está lutando contra o excesso de peso, é importante manter uma rotina saudável. Durante esse processo, é comum surgirem várias dúvidas. Entre as questões mais polêmicas está: dormir pouco engorda?

Enquanto isso, o lado oposto também deve ser avaliado. Ou seja, será que dormir mais de 8 horas por noite pode ajudar a ganhar quilos extras? Sendo assim, qual é a relação entre dormir pouco ou muito e o controle do peso?

Entenda mais sobre como os alimentos afetam o sono e veja o que a ciência diz sobre o assunto.

A palavra dos cientistas

Para saber se dormir pouco engorda, basta recorrer a uma pesquisa feita na Universidade do Colorado, nos estados Unidos. Nela foram reunidos 16 adultos saudáveis. Eles passaram 2 semanas no hospital universitário para serem avaliados.

Cada quarto era equipado com aparelhos que monitoravam o período de sono. Logo, eles captavam se o ambiente estava barulhento ou silencioso e se as luzes estavam acessas. O nível de energia gasto foi avaliado a partir da quantidade de oxigênio inspirado e quando CO2 era expelido.

Para o experimento, metade das pessoas pode dormir até 9 horas durante a noite. Já a outra parte descansou apenas 5 horas.

Os especialistas concluíram que os que dormiram menos tempo, queimaram 5% a mais de sua energia. Porém, acabaram consumindo 6% a mais de energia. Com isso, o resultado foi que em uma semana eles ganharam um quilo a mais.

A relação entre dormir pouco e engordar

Ao avaliar os resultados da pesquisa, é possível entender o que fez os participantes ganharem peso. Por dormir pouco, eles acabaram consumindo mais alimentos. Em geral, quando há esses lanches noturnos, são ingeridas comidas muito calóricas.

Isso ocorre por que a insônia faz o organismo produzir mais grelina. Esse hormônio é responsável pelo aumento do apetite. Além disso, as poucas horas de sono ainda influenciam na produção de leptina, encarregada pela sensação de saciedade.

Para completar o quadro há uma baixa no GH, regulador do crescimento. Esse hormônio é importante porque atua na eliminação de tecido adiposo. Logo, além de engordar também é mais difícil perder peso.

Sendo assim, o motivo por trás dos quilos adquiridos ao dormir mal é consumir mais comidas engordativas durante a noite. Por outro lado, com o organismo desregulado, é muito difícil eliminar as calorias extras consumidas.

O efeito de dormir pouco ou muito no excesso de peso

Dormir pouco pode ajudar a ganhar peso, porém dormir muito também não é recomendado. Ao dormir mais de 8 horas por noite há um aumento nas chances de engordar até mesmo uma redução na estimativa de vida.

Além disso, quem sofre com insônia pode de desenvolver obesidade e diabetes, entre outras doenças.  São muitos males causados por dormir pouco. Por exemplo, a nível emocional, a falta de sono pode interferir no bem-estar e fazer com que alguém perca a alegria de realizar suas tarefas do dia.

Sendo assim, o ideal é equilibrar o período de descanso e saber quantas horas é recomendado dormir por noite. Assim, seu organismo funciona da forma correta e o excesso de peso não será mais um problema.

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