Insônia: o que fazer?
Não é raro que grande parte da população queira descobrir: “em casos de insônia, o que fazer?”. Esse distúrbio acomete cerca de 72% dos brasileiros e pode ser manifestado em estágios diferentes. Tendo como característica a incapacidade de ter um [...]
Não é raro que grande parte da população queira descobrir: “em casos de insônia, o que fazer?”. Esse distúrbio acomete cerca de 72% dos brasileiros e pode ser manifestado em estágios diferentes.
Tendo como característica a incapacidade de ter um sono tranquilo, ela pode estar em um estágio inicial, sendo leve; intermediário, tendo a duração de mais de 3 semanas ou final, com casos de insônia por mais de três meses.
Confira mais sobre a falta de sono e o que pode ser feito para amenizar essa dificuldade.
Lista dos Conteúdos
Diagnóstico de insônia
O tempo médio para um sono restaurador pode variar de acordo com cada indivíduo. A maior parte das pessoas necessita dormir de 7 a 8 horas. Porém, o grupo dos curto dormidores, precisam somente de 6 horas de sono.
A falta de sono pode ser tratada com remédios para insônia que não precisam de receita, com remédios naturais para insônia ou com os medicamentos de farmácia mais populares para o distúrbio.
Saber o que causa a insônia pode ser diagnosticado pela polissonografia. Este é um exame que faz o monitoramento dos pacientes enquanto estão dormindo. Porém, uma forma mais prática é observar a rotina da pessoa com dificuldade para dormir.
A falta de sono deve ser tratada com os remédios para insônia adequados. Sempre que possível, consulte um especialista. A menos que se trate de um medicamento natural ou que não haja necessidade de receituário, evite a automedicação.
Insônia: o que fazer?
Existem diversas mudanças fáceis e simples no dia a dia que podem ajudar no combate à insônia. Confira:
1- Busque relaxar
Tente relaxar antes de ir dormir. Algumas práticas para ajudar são: leitura, músicas calmas, conversas tranquilas, filmes alegres. Após uma boa noite de sono, todos os problemas tendem a ser vistos de forma mais racional e a solução costuma aparecer de forma mais fácil.
2- Avalie a medicação
Consulte um médico sobre os remédios que estão sendo utilizados. Certos medicamentos que ajudam no descongestionamento podem ser estimulantes, por exemplo. Dessa forma, acabam atrapalhando o sono.
3- Procure praticar exercícios
Busque praticar atividades físicas durante o dia. Esse hábito ajuda a melhorar a ansiedade e a dormir melhor. Apenas evite fazer os exercícios próximo da hora de dormir, ou podem ter o efeito oposto.
4- Limite a cafeína
Estando presente no café, refrigerantes de cola, chás e chocolates, essa substância é uma grande vilã do sono reparador. Procure consumir esses alimentos com moderação e evitar a ingestão durante a noite.
5- Tenha uma rotina
Determine um horário para dormir e para acordar. Essa é uma forma para educar o relógio biológico para repousar na hora correta. Continue com essa prática mesmo nos finais de semana.
6- Beba chás calmantes
Experimente beber chás calmantes. Alguns exemplos são: erva-doce, camomila, erva-cidreira etc. Eles são ótimos remédios naturais para a insônia.
7- Tome um banho morno
A água em temperatura morna ajuda a relaxar o corpo e desfazer as tensões. Sempre que sentir que a insônia está perto, faça essa técnica e ficará mais tranquilo.
Com essas 7 dicas fica muito mais fácil responder às perguntas sobre insônia e o que fazer nesses casos. Pratique essas ideias e suas noites serão mais reparadoras.
Já sofreu com insônias? Então comente qual técnica você utilizou para dormir com mais tranquilidade.
0 Comentários