Scroll Top

Insônia

Meditação: uma forma eficaz contra a insônia

Ter noites mais tranquilas, sem nervosismo, agitação e ansiedade é possível. De acordo com pesquisas, a meditação é uma forma eficaz contra a insônia. Além disso, ela ajuda na sua produtividade e a ter um dia muito mais intencional.

Meditação- uma forma eficaz contra a insônia

Ter noites mais tranquilas, sem nervosismo, agitação e ansiedade é possível. De acordo com pesquisas, a meditação é uma forma eficaz contra a insônia. Além disso, ela ajuda na sua produtividade e a ter um dia muito mais intencional.

Ter um dia com intenções claras é um dos benefícios das práticas meditativas. Ao limpar sua mente e acalmar seus pensamentos, acaba sendo muito mais fácil descobrir suas prioridades.

Entenda melhor os benefícios da meditação e como ela é eficiente contra a falta de sono.

A ciência comprova que meditação evita a insônia

Um estudo feito pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em conjunto com o Instituto do Sono comprova os efeitos da meditação. Segundo os pesquisadores, meditar é uma técnica alternativa para reduzir o uso de medicamentos para dormir.

A pesquisa foi realizada com 16 mulheres que tomavam remédios para dormir. Inclusive, as mulheres acima de 50 anos são as que mais sofrem com a insônia. Sendo 30% antes da menopausa e ampliando o quadro para 60% depois da menopausa.

Os estudiosos dividiram as participantes em 2 grupos. Aquelas que receberam orientações para meditar uma vez por semana por 2 meses apresentaram resultados surpreendentes. Um total de 6 das 8 mulheres eliminaram o uso de medicamentos para insônia. Já as outras 2 conseguiram reduzir o consumo desses remédios.

Enquanto isso, no outro grupo que apenas recebeu orientações sobre a insônia, somente 2 mulheres deixaram de usar os tranquilizantes. Com isso, é possível ver na prática os efeitos da meditação contra a insônia.

A insônia tem solução

A falta de sono tem solução, sim, e você não precisa sofrer diariamente com medicamentos controlados. Esses remédios apresentam diversos efeitos colaterais e causam dependência.

Para deixar o quadro ainda mais grave, muitos pacientes relatam que, após certo tempo de uso, o organismo não responde mais aos medicamentos controlados.

A técnica contra a insônia comprovada cientificamente foi simples. Os pesquisadores somente recomendaram que as mulheres meditassem uma vez por semana. Ou seja, é possível colocar em prática sem precisar de muito tempo.

Se você puder, experimente a meditação por mais vezes na semana. Tente fazer, pelo menos 1 minuto por 2 ou 3 vezes na semana. Se você aceitar a proposta, pode desafiar a si mesmo a meditar diariamente.

Existem diversos aplicativos para meditação e áudios guiados no Youtube. Basta fazer uma busca rápida e é possível achar diversos resultados.

Além de ajudar a dormir melhor, a meditação é eficiente trazendo diversos benefícios para o corpo e para a mente:

  • calma;
  • paz interior;
  • controle emocional;
  • controle mental;
  • alívio de tensões;
  • alívio do estresse;
  • clareza de objetivos.

Coloque em prática a meditação, seja uma vez por semana ou diariamente. Assim, você verá que é mais fácil entender o que sente e o que deseja para o futuro. Aproveite essa forma eficaz contra a insônia e tenha noites muito mais agradáveis.

Quer potencializar os efeitos da meditação, mas sem utilizar remédios controlados? Conheça os suplementos naturais para a insônia. Eles são a forma mais rápida para dormir bem e sem prejudicar o organismo.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  O que fazer para dormir melhor?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: