Scroll Top

Ansiedade Insônia

O poder do white noise para relaxar

O white noise, ou ruído branco, é um som similar ao de uma televisão sem captar o sinal de canais. Ele é muito indicado para relaxar e induzir ao sono. Além disso, o som ajuda a acalmar e a melhorar [...]

O white noise, ou ruído branco, é um som similar ao de uma televisão sem captar o sinal de canais. Ele é muito indicado para relaxar e induzir ao sono. Além disso, o som ajuda a acalmar e a melhorar a concentração.

Conheça mais sobre essa técnica poderosa contra a insônia e aproveite o white noite em seu cotidiano.

O que é white noise?

O white noise é um ruído produzido ao unir sons de frequências distintas. Essa combinação ajuda a mascarar os barulhos de um ambiente. Assim, ele é muito utilizado para acalmar e melhorar a capacidade de foco.

Alguns exemplos de white noite são: som de chuva, barulho do ventilador, chiado de uma televisão ou rádio sem sintonizar canais, som da geladeira ou ar-condicionado. Eles trabalham abafando os demais sons que deixam o cérebro alerta.

Por que esse barulho é chamado de white noise?

O ruído branco, que é a tradução do termo, recebe esse nome porque faz referência a cor branca. Essa tonalidade é a união de todos os espectros de cores. Ou seja, quando uma luz branca atravessa um prisma, ela se decompõe, formando as cores do arco-íris.

Da mesma forma que ocorre com a cor, o ruído branco é a união de vários sons. Isso faz com que nosso cérebro fique menos alerta e possa descansar. Como tanto a cor quanto o som unem frequências distintas, é comum dar esse nome para o barulho.

Porque o white noise ajuda a relaxar?

Esse barulho ajuda a acalmar e a aumentar o poder de concentração de várias pessoas. Ele é utilizado para evitar os ruídos externos. O ruído é eficaz porque, quando alguém tenta dormir, o cérebro capta todos os sons ambientes. Isso mantém a mente desperta.

Então, quando ele é exposto a um ruído branco, o cérebro consegue ficar acostumado ao white noise. Logo, o sistema nervoso não é sobrecarregado com diversas informações. Por isso, a frequência ajuda a relaxar e a dormir melhor.

Como o white noise age no organismo?

Quando um barulho de frequência distinta é captado pelo ouvido, a mente fica em alerta. Ela entende que, como a tranquilidade do ambiente foi alterada, pode ter algum perigo a volta.

Então o white noise funciona bem, pois mascara os demais sons e mantém uma frequência sonora constante. Com isso, o cérebro acredita que tudo está sob controle e é possível desligar os alertas para ficar relaxado.

Onde encontrar o white noise?

Muitas pessoas já produzem o white noite ao ligar o ventilador para descansar. Ou ainda, há aqueles que gostam do barulho da chuva leve para acalmar. Todas essas frequências são consideradas um ruído branco.

Porém, é possível encontrar esse som no YouTube. Para isso basta digitar “white noise” na ferramenta de pesquisa e ele mostrará diversas opções. Além disso, a duração pode ser de 1h ou até 8 h de acordo com o vídeo que for escolhido.

Um exemplo de barulho branco é este vídeo. Você pode começar com ele e depois buscar outros que goste mais. Uma dica é colocar o som baixo e ouvir enquanto tenta relaxar ou ficar concentrado.

Como você viu, o white noise é uma ótima ferramenta para relaxar. Faça o teste quando estiver ansioso ou quiser dormir bem. Você verá a diferença.

 

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Insônia: o que fazer?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: