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Saúde Sono

O que comer à noite para dormir bem?

Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a combater a insônia? A realidade é que 1 em cada 3 pessoas sofre com esse transtorno do sono. Não sofra com isso, descubra o que comer à noite para dormir bem.

O que comer a noite para dormir bem

Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a combater a insônia? A realidade é que 1 em cada 3 pessoas sofre com esse transtorno do sono. Não sofra com isso, descubra o que comer à noite para dormir bem.

Os problemas para manter o sono ou adormecer ocorrem por diversos fatores como: ansiedade, estresse, preocupações ou alimentos consumidos. Assim como alguns alimentos causam insônia, outros ajudam a melhorar essa dificuldade.

Confira a lista do que deve consumir para ter uma noite melhor.

O que comer à noite para dormir bem?

O jantar é uma refeição importante em seu dia. Porém, não deve ser feito muito tarde ou com alimentos que tenha a digestão mais demorada. Isso fará com que o organismo continue trabalhando enquanto deveria estar em repouso.

Por isso, prefira pratos mais leves perto da hora de ir para a cama, como sopas ou lanches. Uma boa ideia é ingerir esses alimentos com algum chá para dormir. Dessa forma o corpo pode começar a relaxar para o descanso.

Confira a lista com o que comer a noite para dormir bem e nunca mais ter problemas de insônia:

1- Banana

A banana possui um alto teor de vitamina B6 e triptofano (que é um precursor da serotonina, hormônio do prazer e que induz ao sono). Logo, é uma ótima fruta para prevenir os casos de insônia. Uma sugestão é consumir esse alimento como sobremesa depois do jantar.

2- Espinafre

Por ser rico em magnésio, o espinafre contribui para que o organismo funcione corretamente. A deficiência dessa substância pode ser um dos motivos para que a insônia apareça. Dessa forma, o ideal é consumir esse alimento durante o jantar acompanhado por carne grelhada ou peixe.

3- Kiwi

O kiwi é rico em vitaminas C, vitamina E, carotenóides e antioxidantes. Além disso, ele contém serotonina, o hormônio do bem estar e folato. Baixos níveis desses hormônios geralmente estão relacionados às causas da insônia.

4- Frutas Secas

As frutas secas possuem alto teor de magnésio, ômega 3 e triptofano. Sendo assim, eles contribuem para um sono mais constante e reparador. Consuma esse alimento como um lanche antes da hora de dormir.

5- Cerejas

De acordo com um estudo publicado pelo European Journal of Nutrition, pessoas que bebem um copo de suco de cereja ao dia conseguem dormir mais profundamente. A fruta tem esse efeito pode conter melatonina, que é um dos hormônios do sono.

6- Ovos

Há uma crença comum que comer ovos durante o jantar prejudica a saúde, porém isso não é verdade. Os ovos são ricos em triptofano, sendo assim, eles contribuem para manter o corpo mais tranquilo para o sono.

7- Cereais e leite desnatado

O leite também é conhecido por conter triptofano. Logo, uma ótima ideia é fazer esse lanche com um cereal de baixo teor de açúcar. Essa é uma maneira para facilitar a sua noite de repouso. Apenas confira que o leite utilizado é desnatado, porque quanto mais gordurosa for a bebida, mais tempo levará para ser digerida pelo organismo.

Agora que já sabe o que comer a noite para dormir bem, não deixe acrescentar esses itens ao seu cardápio. Além desses alimentos, uma boa dica é evitar os pratos gordurosos durante a noite. Faça a última refeição do dia pelo menos 2 horas antes de ir para a cama, assim poderá dormir melhor.

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