O que é insônia crônica?
Muitas pessoas sofrem com algumas noites em claro. Porém, esse quadro pode evoluir para uma doença. Entenda o que é a insônia crônica e evite o aparecimento desse transtorno do sono em sua vida.
Muitas pessoas sofrem com algumas noites em claro. Porém, esse quadro pode evoluir para uma doença. Entenda o que é a insônia crônica e evite o aparecimento desse transtorno do sono em sua vida.
A vida urbana é responsável por uma população cada vez mais estressada, ansiosa e depressiva. O problema de insônia é sério chegando a atingir 72% dos brasileiros. Já a insônia crônica atinge de 36% das pessoas no Brasil.
Veja mais sobre esse problema e entenda o que é insônia crônica.
Lista dos Conteúdos
O que é insônia crônica?
A insônia crônica é um estado físico que surge quando há problemas para dormir por pelo menos 3 vezes na semana, por mais de 3 meses. Essa dificuldade é definida pela ICSD-3 como:
- dificuldade para começar o sono;
- dificuldade para se manter dormindo;
- acordar mais cedo do que o necessário;
- dormir constantemente em um horário além do razoável;
- problemas para descansar sem um cuidador ou parente.
A insônia crônica é uma doença classificada pelo CID 10- G47.0 como: distúrbios do início e da manutenção do sono. Porém, quando a duração da falta de sono é inferior a 3 meses, esse quadro é caracterizado por insônia de curta duração.
O que fazer quando se tem insônia crônica?
Quando esse distúrbio do sono aparecer, é preciso adotar bons hábitos de higiene do sono. Entre eles, podem ser citados:
- não assistir à televisão na cama;
- evitar café, bebidas alcoólicas, ou energéticos 6 horas antes de dormir;
- fazer atividades leves à noite como leitura e meditação;
- praticar exercícios físicos pela manhã;
- não ir para a cama com o estômago pesado.
São muitas as causas da insônia, porém é importante entender que esse distúrbio é motivo de preocupação. Ela pode gerar problemas de saúde como: obesidade, problemas cardiovasculares, depressão, hipertensão, ansiedade, fadiga extrema, além de aumentar o risco de morte.
Qual o melhor tratamento para a insônia crônica?
Ao contrário do que se pensa, o principal tratamento para a insônia crônica não está relacionado a remédios para dormir. Em alguns casos eles são necessários, porém o uso contínuo pode gerar uma resistência no organismo.
Os medicamentos para insônia devem ser o último recurso para evitar esse distúrbio do sono. Os efeitos colaterais causados por eles são muito prejudiciais para o organismo. Além disso, a utilização constante pode causar lentidão e até mesmo problemas cognitivos. O mais indicado é que o uso seja revisto pelo médico a cada 3 ou 6 meses.
Para melhorar essa dificuldade, é preciso ingerir alimentos ricos em triptofano, ter bons hábitos noturnos, praticar técnicas de relaxamento e evitar as atividades que estimulam a vigília, como discussões e o uso de eletrônicos muito tarde.
Agora que você já entendeu o que é insônia crônica, não hesite em buscar tratamento o quanto antes. Se você apresentar esse problema, siga as boas práticas de higiene do sono, faça mais atividades físicas pela manhã e complemente seu tratamento com um suplemento natural para a insônia. Assim, você poderá dormir muito melhor.
Gostou do artigo? Então não deixe de conferir o qual o tratamento para insônia crônica.
0 Comentários