Scroll Top

Sono

O que é transtorno do sono?

Transtorno do sono é toda dificuldade relacionada com o descanso. O repouso possui quatro fases do sono que são responsáveis por funções distintas. Qualquer problema em algum desses estágios prejudica a saúde com o passar do tempo. Entenda mais sobre [...]

Transtorno do sono

Transtorno do sono é toda dificuldade relacionada com o descanso. O repouso possui quatro fases do sono que são responsáveis por funções distintas. Qualquer problema em algum desses estágios prejudica a saúde com o passar do tempo.

Entenda mais sobre cada tipo de distúrbio do sono e veja quais os mais comuns.

Quais são os grupos de transtorno do sono?

Existem mais de 100 tipos de transtorno do sono e do despertar. Eles podem ser classificados em quatro grupos principais:

  • problemas de adormecer ou permanecer dormindo;
  • dificuldades para permanecer acordado;
  • problemas para manter uma rotina de sono;
  • comportamentos prejudiciais durante o sono.

Dentro dessas categorias podem ser citados alguns tipos de transtorno de sono mais comuns. Confira a seguir.

Quais os tipos de transtorno do sono?

Entre os distúrbios do sono, existem 5 tipos que mais afetam a população. Veja quais são:

1- Apneia do sono

Transtorno do sono no qual a pessoa tem paradas respiratórias enquanto dorme. Ela é causada pela diminuição do espaço da laringe, que é o canal pelo qual o ar respirado passa.

Muitas vezes a apneia não é capaz de acordar a pessoa, por isso é possível sofrer desse mal sem saber. Suas consequências são: cansaço ou sonolência ou diurnos, baixa de energia, nervosismo e falta de concentração.

2- Bruxismo

É o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Entre suas causas estão o estresse e a ansiedade. Pode desgastar a arcada dentária, além de causar dores de cabeça e na mandíbula.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Leite com canela para dormir dá certo?

Seu tratamento pode ser o uso de uma placa dentária, diminuição do estresse e, se necessária, a utilização de remédios específicos.

3- Enurese noturna

É o hábito de urinar involuntariamente durante a noite em um período em que já se tem o controle da urina. Pode ocorrer por fatores psicológicos, genéticos ou problemas fisiológicos na bexiga.

A partir dos 5 anos para as garotas e dos 6 anos para os garotos, a enurese é considerada fora do comum sendo mais de 2 vezes ao mês. O tratamento pode incluir alarme noturno, uso de medicações e terapia comportamental.

4- Insônia

A insônia é um dos transtornos do sono mais frequentes que existem. Esse distúrbio é a dificuldades de dormir ou continuar dormindo durante a noite.

Normalmente causa: sonolência durante o dia, mau humor, cansaço e ansiedade. Seu tratamento inclui o uso de um medicamento para dormir. Quanto mais natural o remédio for, melhor para o organismo.

5- Síndrome das pernas inquietas

Como o nome sugere, é o costume de mexer as pernas involuntariamente quando está na cama. A pessoa sente uma grande ansiedade que só é aliviada com o movimento dos membros inferiores.

Pode ser associada a determinados casos como gravidez, deficiência de ferro, doenças médicas ou ainda não ter uma causa aparente. O tratamento inclui a prática de atividades físicas, diminuição do consumo de álcool e tabagismo.

Saber quais os tipos de transtorno do sono ajuda a identificar qual problema deve ser tratado. Lembre-se sempre de consultar seu médico e, quando preciso, utilizar um tratamento natural para insônia.

Já conhecia os distúrbios do sono? Comente se algum desses é vilão das suas noites tranquilas.

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: