Scroll Top

Insônia

O que fazer para dormir melhor?

Se mesmo depois de fazer todas as técnicas para relaxar como: beber um chá calmante, tomar um banho relaxante e ouvir músicas suaves, nada deu certo. Então não se preocupe. Aqui vão 7 dicas para você saber o que fazer [...]

O que fazer para dormir melhorSe mesmo depois de fazer todas as técnicas para relaxar como: beber um chá calmante, tomar um banho relaxante e ouvir músicas suaves, nada deu certo. Então não se preocupe. Aqui vão 7 dicas para você saber o que fazer para dormir melhor.

A privação do sono pode ser algo sério. Em casos mais graves, o conselho é procurar um médico. Porém, se é apenas uma noite em claro, tente essas dicas para ter um sono melhor.

1- Escreva o que está em sua mente

Talvez o motivo de ficar acordado a noite seja a ansiedade. Então, uma forma retirar os problemas da cabeça é passar tudo para o papel. Escreva seus pensamentos em uma folha em branco. Não precisa fazer sentido, apenas deixe fluir. Depois, se quiser, pode jogar fora o que escreveu.

2- Perfume o ambiente com lavanda ou camomila

A lavanda e a camomila têm propriedades calmantes. A essência dessas plantas ajuda a acalmar um cérebro agitado. É importante destacar que essa técnica só fará efeito se a pessoa apreciar o perfume, porque do contrário pode deixá-la ainda mais irritada.

3- Esfrie o quarto

Quando o organismo começa o preparo para o sono, a temperatura corporal diminui. Por isso aproveite o ventilador e o ar-condicionado para deixar o ambiente mais fresco . Porém, não exagere na queda de temperatura, porque o frio em excesso pode inibir o sono, o que não é uma boa ideia para quem quer saber o que fazer para dormir melhor. 

4- Imagine uma cena agradável

Pensar em cenas da infância ou em boas memórias é uma ótima forma para relaxar a mente. Por isso é comum dizer que contar carneirinhos ajuda quando não se consegue dormir. Pense em momentos felizes e deixe a imaginação viajar por essas lembranças. Logo, perceberá que ficou mais relaxado.  

5-  Fique offline de suas mensagens

Olhar o celular quando se tem insônia é uma grande tentação. Porém, na intenção de afastar o tédio, o cérebro acaba ficando mais acelerado. Isso porque o tempo de exposição a tela é um dos grandes fatores de problemas no sono. Fuja desse hábito e as chances de dormir mais rápido são maiores, apesar de parecer o contrário.

6- Evite a cafeína

Seguindo a linha da sugestão de tomar um chá calmante, pode parecer que uma xícara de café será uma boa ajuda. Contudo, o ideal é evitar cafeína ou bebidas estimulantes durante a noite. Então evite beber: café, guaraná, refrigerantes, chocolate e bebidas feitas de cola. Elas estimulam o sistema nervoso, fazendo com que o organismo fique mais acelerado.

7-Faça um relaxamento muscular progressivo

Uma alternativa à ideia de meditar é fazer um exercício relaxante. O relaxamento muscular progressivo funciona da seguinte forma: contraia toda a musculatura por alguns segundos e então relaxe de forma lenta. Inicie pelos dedos dos pés e faça com todas as partes do corpo.

Agora que você já sabe o que fazer para dormir melhor, aproveite e descanse. As noites mal dormidas atrapalham a produtividade durante o dia seguinte.

Além disso, uma pessoa que dorme menos do que deveria acaba ficando irritada, estressada e sem concentração. Não deixe isso acontecer, pratique essas dicas e tenha uma boa noite!

O que achou dessas dicas? Deixe seu comentário contando se já conhecia as práticas indicadas.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Veja quais profissionais mais sofrem com insônia

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: