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Insônia

O que fazer quando não consigo dormir?

A falta de sono é um problema que atinge grande parte da população. Alguns casos são crônicos, porém outros são apenas resultado de um dia estressante. Se estiver perguntando a si mesmo “o que fazer quando não consigo dormir?”, acompanhe [...]

Não consigo dormir

A falta de sono é um problema que atinge grande parte da população. Alguns casos são crônicos, porém outros são apenas resultado de um dia estressante. Se estiver perguntando a si mesmo “o que fazer quando não consigo dormir?”, acompanhe este artigo.

Existem muitas técnicas para induzir o organismo a sensação de sonolência. Confira essas dicas e durma com mais facilidade.

6 alimentos que ajudam a relaxar durante o dia

Em casos de insônia prolongadas, uma boa ideia é contar com alimentos que tem efeito calmante. O ideal é consumir uma porção durante o dia para, assim, ter uma noite melhor. Veja quais são eles.

  1.     Chocolate 75% cacau

Ele é rico em antioxidantes e flavonoides e polifenóis.

  1.     Banana

Essa fruta contém triptofano que estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

  1.     Abacate

Ele é rico em luteína, beta caroteno, e ácido fólico, glutationa e vitamina E.

  1.     Nozes e castanha de caju

Elas são fonte de zinco, ácido linoleico, ômega-3 e polifenóis.

  1.     Aspargo

Esse alimento é rico em ácido fólico.

  1.     Frutas vermelhas

Elas contêm vitamina C e anticionina.

Não consigo dormir: o que fazer?

Se mesmo após consumir alimentos que ajudam a relaxar durante o dia, a insônia persistir, experimente essas ideias:

1- Tome um banho morno

A água morna ajuda a relaxar o corpo, diminui o estresse e auxilia a entrar no estado de sonolência. Não precisa ter pressa nesse momento. Aproveite bem a sensação de tranquilidade da água e isso trará o efeito relaxante.

2- Beba um chá calmante

Um chá calmante é uma ótima saída para pegar no sono mais rápido. Existem muitas receitas como: erva-cidreira, camomila e hortelã. O tempo médio para fazer efeito é 30 minutos. Tome o chá e tente ficar tranquilo.

3- Faça uma automassagem

Depois do banho calmante, uma sugestão é fazer uma automassagem nos pés, braços e pernas. Utilize um hidratante com um perfume suave. Essa prática ajuda eliminar as tensões do corpo.  

4- Medite para acalmar a mente

Existem muitos tipos de meditação, desde as guiadas até as que é preciso fazer silêncio total. Nos casos de insônia, as mais indicadas são as guiadas e as meditações em que se conta o número de respirações.

5- Coloque músicas calmas

Quando não conseguir dormir, uma boa ideia é ouvir músicas relaxantes em volume baixo. Pode ser um white noise como: o som de floresta, de uma cachoeira ou alguma melodia suave. O importante é que a canção promova a tranquilidade para a mente.

Com essas dicas não será preciso sofrer com a pergunta “o que fazer quando não consigo dormir?”. Durante o dia procure consumir os alimentos que relaxam.

Já à noite, caso tenha insônia, siga as práticas para o relaxamento. Assim, terá noites mais tranquilas e agradáveis.

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