Scroll Top

Insônia

Os problemas emocionais causados pela insônia

Além das doenças físicas causadas pela falta de sono, esse problema pode ir além. Muitos problemas emocionais são causados pela insônia. Veja os principais e entenda mais sobre eles.

Os problemas emocionais causados pela insônia

Além das doenças físicas causadas pela falta de sono, esse problema pode ir além. Muitos problemas emocionais são causados pela insônia. Veja os principais e entenda mais sobre eles.

Sofrer com algum transtorno do sono é desagradável. Porém, para piorar o quadro, a insônia ainda pode prejudicar o campo emocional. Dessa forma, ela afeta uma pessoa de maneira integral, causando males em todos os campos de sua vida.

Confira as principais dificuldades causadas por um sono desregulado.

1- Ansiedade

Pessoas que tem problemas de sono geralmente desenvolvem ansiedade. Nesses casos é comum deitar a cabeça no travesseiro e apenas virar de um lado para o outro da cama. Ao ver as horas passarem, as crises ansiosas apenas aumentam.

Além disso, o insone ainda passa o dia inteiro ansioso por: acreditar que terá mais problemas para dormir, pensar que não cumprirá suas tarefas, constatar que precisa estudar ou trabalhar e não tem disposição.

2- Baixa autoestima

Por mais surpreendente que pareça, a insônia também é responsável por casos de baixa autoestima. Por não conseguir dormir, o insone tem pouca produtividade, está sempre com uma aparência cansada e não tem vontade de realizar os cuidados pessoais.

Tudo isso contribui para que a pessoa com insônia não se sinta capaz ou bonita o suficiente. Dessa forma, a estima por si mesmo é afetada. Estando muito cansado ou cansada para cuidar da pele, dos cabelos ou do corpo, a autoestima do insone sofre um abalo.

3- Nervosismo

Uma pessoa que dorme mal à noite não consegue manter um humor positivo. Simples falhas podem ser motivo de discussões sérias. Por não se sentir bem, muitas pessoas acabam descontando seu nervosismo nos que estão mais próximos como: amigos, colegas de trabalho e família.

Por estar muito nervoso, é comum que o insone tenha ainda mais dificuldades em dormir bem. Pensamentos acusatórios passam em sua mente e impedem que o repouso venha. O que acaba contribuindo para que problema persista.

4- Estresse

Devido à falta de sono, a pessoa não consegue manter um bom ritmo de produção. Dessa forma, ela fica sobrecarregada com trabalho e suas atividades rotineiras. Sem ânimo para realizar nenhuma delas, é uma porta aberta para o aparecimento do estresse.

Além disso, o oposto também ocorre. As pessoas estressadas geralmente sofrem com insônia. O corpo permanece tão cansado e agitado, que não consegue encontrar descanso durante a noite. É um círculo vicioso.

5- Depressão

A depressão é um dos piores quadros causados pela insônia. Ela ocorre devido a alterações químicas no organismo. Sendo assim, seu tratamento mais prescrito é a utilização de antidepressivos.

A insônia pode causar crises depressivas graves. Isso ocorre porque, ao ter pouca disposição para as tarefas cotidianas, a pessoa sofre com uma tristeza profunda. Ela vê sua vida sem organização e não tem forças para agir e melhorar a situação.

Sem ânimo, o insone não procura mais sair com os amigos, separar um tempo para o lazer e geralmente tem baixo rendimento no trabalho. Tudo isso contribui para o começo da depressão.

Agora que você já sabe os problemas emocionais causados pela insônia, evite que o quadro seja agravado a esse ponto. Procure um tratamento natural contra a insônia e busque orientação médica.

Gostou do artigo? Então confira depressão e insônia: qual a relação?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Como é a vida com insônia?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: