Para que serve a melatonina?
Uma dúvida muito recorrente é: para que serve a melatonina? Ela é um hormônio produzido de forma natural pelo organismo. Uma de suas funções principais é induzir o corpo ao sono. A melatonina ajuda a regular o metabolismo durante o [...]
Uma dúvida muito recorrente é: para que serve a melatonina? Ela é um hormônio produzido de forma natural pelo organismo. Uma de suas funções principais é induzir o corpo ao sono.
A melatonina ajuda a regular o metabolismo durante o dia, tanto nos momentos em que se está dormindo ou quando se está acordado. Devido a seu mecanismo de ação que induz ao estado de sonolência, as indústrias farmacêuticas lançaram uma versão em suplemento desse componente químico.
Saiba mais sobre a melatonina, seus efeitos e suas contraindicações.
Lista dos Conteúdos
Como é a compra venda de melatonina?
Sendo fabricada em forma sintética, é muito popular como suplemento em diversas partes do mundo, como Europa e Estados Unidos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esse composto não tem venda liberada no Brasil. Porém, caso a pessoa possua a receita médica, pode fazer a importação.
O produto tópico, que é produzido pelas farmácias de manipulação, é liberado para comércio mediante a apresentação do receituário.
Para que serve a melatonina no organismo?
A melatonina é um tipo de hormônio produzido de forma natural pelo corpo. Sua função é ajudar na melhora e regularização do sono. Ela atua também como antioxidante, regenerando células da pele expostas à raios ultravioletas.
O hormônio tem sua produção realizada pela glândula pineal, que apenas é ativada quando não há estímulos luminosos. Ou seja, ela é produzida geralmente à noite. Esse é um dos motivos para que a luz das telas de celulares, notebooks e tablets estimulem ainda mais os momentos de falta de sono. Com isso, a necessidade de utilizar um remédio para a insônia será muito maior.
A melatonina é produzida em menor quantidade conforme ocorre o envelhecimento. Dessa forma, devido à baixa produção do hormônio, os distúrbios de sono são muito comuns em adultos e em idosos.
Quais são os efeitos do hormônio?
Em decorrência da diminuição da melatonina no corpo, uma opção é ingerir o composto em forma de suplemento. Ela é vendida como Melatonin, Melatonina Optimum ou Melatonina DHEA.
A melatonina pode ser encontrada em farmácias de manipulação e em lojas de artigos naturais. O valor em geral é R$ 50,00, podendo variar dependendo da concentração do produto em cada cápsula, local e o laboratório fabricante.
Seus efeitos são:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Controle da produção de hormônios femininos;
- Efeito antioxidante nas células;
- Melhora na insônia
- Alívio da fibromialgia
- Melhora em casos de isquemia
- Auxílio no tratamento de Alzheimer
Porém, o uso do suplemento pode causar algumas reações adversas.
Quais são as contraindicações?
O uso de melatonina é contraindicado para crianças menores de 12 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação e indivíduos com insônia causada por ansiedade ou depressão.
Seus efeitos colaterais podem incluir:
- Nervosismo;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Agitação;
- Ansiedade;
- Enxaqueca;
- Sonhos anormais;
- Falta de energia;
- Tonturas;
- Hipertensão;
- Sonolência;
- Boca seca;
- Dor abdominal;
- Dispepsia (azia);
- Ulceração na boca;
- Comichão;
- Suores noturnos;
- Erupção cutânea;
- Dores nos braços e nas pernas;
- Pele seca;
- Sonolência excessiva;
- Sintomas de menopausa;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Aumento de peso;
- Baixa acuidade visual;
- Dor no peito;
- Alterações nas funções hepáticas;
- Agravamento da depressão;
- Arritmia cardíaca;
- Diarreia;
- Falta de concentração;
- Aumento da produção de estrogênio, para as mulheres;
- Favorecimento da osteoporose;
- Dor de cabeça.
Antes de utilizar esse produto é importante saber para que serve a melatonina e seus efeitos colaterais. Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica. Em casos de insônia, procure remédios naturais para dormir e evite sempre a automedicação.
Que tal continuar essa conversa nos comentários? Deixe seu depoimento o que acha da melatonina e se já utilizou alguma vez.
0 Comentários