Scroll Top

Remédios Naturais

Qual o melhor calmante natural para nervosismo?

Cada vez mais a ansiedade e depressão têm sido grandes males da nova geração. Não é raro encontrar pessoas que sofram com essas doenças ou conheçam alguém que já passou por isso. Sendo assim, um bom calmante natural para nervosismo [...]

Qual o melhor calmante natural para nervosismo?Cada vez mais a ansiedade e depressão têm sido grandes males da nova geração. Não é raro encontrar pessoas que sofram com essas doenças ou conheçam alguém que já passou por isso. Sendo assim, um bom calmante natural para nervosismo vem para ajudar nos dias mais difíceis.

Existem muitos medicamentos voltados para o tratamento dessas enfermidades, porém grande parte deles recebe tarja preta. Ou seja, só pode ser comprado com receituário médico especial.

Nesse contexto surge a dúvida sobre qual o melhor remédio para estresse. Confira a resposta neste artigo.

Tipos de calmante natural

Entre as diversas opções de remédios calmantes, existem os fármacos, que são vendidos em forma de comprimidos ou líquidos, e os que são encontrados em chás e alimentos.

Os medicamentos fitoterápicos vendidos em farmácias possuem comprovação científica. Já as fórmulas manipuladas como florais e homeopáticas, ainda que recomendadas, não apresentam pesquisas que provem sua eficiência.

Contudo, os remédios farmacêuticos para ansiedade e depressão acabam gerando uma dependência química no organismo. Outro malefício é a ocorrência de efeitos colaterais indesejados.

Para evitar a necessidade de recorrer a esses medicamentos mais fortes, existe uma grande saída. É possível buscar soluções naturais para amenizar o estresse e nervosismo. Confira.

Alimentos que são calmantes naturais

Além dos medicamentos próprios para acalmar, alguns alimentos também ajudam nesse processo. Eles são:

  • abacate: é um alimento do complexo B, ótimo para aliviar o estresse diário. Deve ser consumido em conjunto com as refeições.

  • alface: suas folhas verdes possuem propriedades calmantes. Pode ser ingerido como salada na alimentação.

  • cenoura: ela diminui o mal-estar provocado pela ansiedade. Uma sugestão é acrescentar cenoura ralada dos pratos de almoço, lanches ou jantar.

Receitas de calmante natural para nervosismo

Conheça 3 receitas de calmante natural para nervosismo que podem ser feitas com facilidade em casa.

1- Camomila com maracujá

Grande aliada ao combate da falta de sono e do nervosismo. Para fazer essa receita é preciso dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de camomila
  • ½ xícara de chá da polpa de maracujá
  • 1 copo de água gelada

Acrescente tudo a um copo de liquidificador e bata bem. Pode colocar mel, adoçante e gelo a gosto. Deve ser consumida à noite.

2- Erva cidreira com maracujá

Ótima bebida para utilizar no combate ao estresse e ansiedade. Seus ingredientes são:

  • 1 xícara de chá de erva cidreira
  • ½ xícara de chá da polpa de maracujá  
  • 1 copo de água gelada    

Bata tudo no liquidificador. Coloque gelo e bata novamente. Coe e já estar pronto para consumo. Pode acrescentar mel ou adoçante.

3- Suco de erva cidreira com limão

Saboroso e nutritivo, esse suco é um excelente calmante natural para o nervosismo. Conta ainda com a vitamina C do limão.  Veja seu modo de preparo:

  • 2 copos de água filtrada  
  • 1 xícara de chá de erva cidreira  
  • 1 limão                 
  • 7 cubos de gelo

Coloque a água para aquecer até levantar fervura. Coloque a erva cidreira, cubra e deixe reservada por 5 minutos. No liquidificador, esprema o limão e acrescente 7 pedras de gelo e uma ao chá depois de morno.

Logo, basta apenas bater até que se dissolvam todas as pedras de gelo. Pode colocar mel ou adoçante.  

O melhor calmante natural para o nervosismo é aquele que se adapta ao organismo e paladar de quem o consome. Experimente todas as receitas e veja qual funciona melhor para você

Sempre que possível, prefira as soluções naturais. Evite a automedicação e se os sintomas persistirem, procure um especialista para oferecer a melhor orientação.

Gostou das dicas? Que tal deixar um comentário contando se já conhecia essas receitas e quais você colocará em prática?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Suplementos naturais para a insônia funcionam mesmo?

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: