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Insônia

Qual o tratamento para insônia crônica?

A insônia crônica ocorre quando uma pessoa apresenta dificuldade em dormir por mais de 3 semanas. Sendo frequente e prolongado, esse distúrbio do sono acaba sendo mais do que um período agitado e passa a ser a rotina de muitas [...]

Qual o tratamento para insônia crônica

A insônia crônica ocorre quando uma pessoa apresenta dificuldade em dormir por mais de 3 semanas. Sendo frequente e prolongado, esse distúrbio do sono acaba sendo mais do que um período agitado e passa a ser a rotina de muitas pessoas.

As causas da insônia crônica são variadas, desde o estresse até maus hábitos noturnos. Entenda mais sobre essa dificuldade em dormir bem e qual o tratamento para insônia crônica.

Qual o tratamento para insônia crônica?

Esse caso de insônia deve ser tratado para diminuir ou evitar completamente seu aparecimento. Não há apenas uma forma para tratar esse transtorno do sono, o que deve ser feito é aplicar uma sequência eficiente com:

  • acompanhamento terapêutico;
  • bons hábitos antes de dormir;
  • uso de remédios para insônia e
  • combate às causas principais como: estresse, nervosismo e ansiedade.

Veja cada um em detalhes e saiba como tratar a insônia crônica.

1- Acompanhamento terapêutico

Ao detectar que a insônia é frequente, o primeiro passo é ir a um médico. Como são muitas as causas da insônia, somente o especialista poderá oferecer o diagnóstico final. Porém, há casos a insônia crônica é causada por dificuldades internas ou transtornos de humor.

Para as dificuldades no sono geradas por ansiedade, depressão ou bipolaridade, a solução é contar com a ajuda de um psicólogo. O terapeuta faz acompanhamento a cada semana, a cada 15 dias ou por mês. Além disso, ele não prescreve medicamentos, tratando os aspectos emocionais da insônia.

2- Bons hábitos antes de dormir

Outro tratamento para insônia crônica é manter uma boa rotina de sono. Para manter hábitos saudáveis antes de dormir é preciso fazer o seguinte:

  • Não ingerir alimentos pesados depois das 18h;
  • Evitar bebidas estimulantes como café, guaraná ou refrigerante de cola;
  • Desligar todos os eletrônicos como televisão e celular antes de deitar;
  • Beber calmantes naturais antes de dormir;
  • Manter o quarto agradável, escuro e silencioso;
  • Ir para a cama sempre no mesmo horário, até no sábado e no domingo.

3- Uso de remédios para insônia

O ideal é recorrer a chás relaxantes para dormir, como camomila, rosa branca ou erva-cidreira. Porém, se mesmo mantendo uma boa rotina de sono, realizando as sessões de terapia, ainda não for o suficiente, o médico poderá receitar remédios controlados.

Os remédios para dormir mais comuns são: Diazepam, Zolpidem, Trazodona, entre outros. Entretanto, é possível evitar essa medicação agressiva comum  suplemento natural para insônia também.

4- Combate às causas

As causas do estresse podem estar relacionadas ao estilo de vida. Um ambiente de trabalho muito estressante ou com viagens constantes que podem acabar ocasionando problemas para repousar durante a noite.

Dessa forma, o ideal é praticar exercícios físicos para aliviar a tensão, evitar situações ou lugares estressantes, fazer atividades prazerosas e praticar técnicas de respiração e relaxamento. Procure cortar todos os motivos da insônia e terá uma noite melhor.

Agora que você já sabe qual o tratamento para insônia crônica, não deixe de seguir as orientações. Com essas medidas é possível evitar os casos de distúrbio do sono e ter noites muito mais tranquilas.

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