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Remédios para dormir: O Guia Completo

Não é raro que noites mal dormidas afetem a produtividade durante o dia seguinte. Nesse cenário, a insônia é uma dificuldade que acomete muitas pessoas. Com isso, é comum a busca por remédios para dormir que sejam eficientes e melhorem [...]

Remédios para dormirNão é raro que noites mal dormidas afetem a produtividade durante o dia seguinte. Nesse cenário, a insônia é uma dificuldade que acomete muitas pessoas. Com isso, é comum a busca por remédios para dormir que sejam eficientes e melhorem o quadro.

Conheça os grupos de cada fármaco contra insônia e os principais medicamentos para combater a falta de sono.

Tipos de remédios para dormir

Os medicamentos que auxiliam no sono podem ser divididos em 4 grupos específicos. Conheça cada um deles.

  1. Grupo dos Benzodiazepínicos Sedativos Hipnóticos

Esse grupo é o tipo mais popular de remédios para dormir. Além disso, é normal que cause dependência química com o uso contínuo. São medicamentos controlados que induzem a sonolência. Dessa forma, seu uso é comum para amenizar os efeitos da insônia e da ansiedade.

  1. Grupo dos Não Benzodiazepínicos Sedativos Hipnóticos

Agem na mesma área cerebral que o grupo dos Benzodiazepínicos Sedativos Hipnóticos, podendo levar à dependência. Porém, apresentam menos efeitos prejudiciais. Esse tipo não é indicado para qualquer paciente, uma vez que desencadeia diversos efeitos colaterais.

  1. Grupo dos medicamentos antidepressivos para dormir

Esse tipo de medicamento antidepressivo muitas vezes é utilizado como remédio para dormir. Porém, ainda que eles possam aliviar a insônia e ajudar a ter um sono melhor, esse uso não é indicado. Isso porque os antidepressivos podem ocasionar quadros de desânimo, apatia, pensamentos suicidas e diversos efeitos prejudiciais ao organismo.

  1. Grupo dos receptores de melatonina

A melatonina age de forma similar ao hormônio que regula a sonolência. Dessa maneira, ela atua na área responsável pela qualidade do sono.  Uma vantagem é que ela não causa nenhum efeito adverso ou dependência química.

Principais remédios para dormir

Conheça os principais remédios para combater a insônia:

1- Amitriptilina

Utilizada no tratamento de pacientes com emissão involuntária de urina durante a noite e, em especial, para os casos de depressão. Ele é eficiente contra a insônia. Também apresenta efeitos colaterais como: falta de atenção, falta de concentração, desânimo e sono em excesso.

2 – Alprazolam, Xanax ou Frontal

Esse remédio é um tranquilizante que pertence ao grupo dos ansiolíticos. Seu efeito é visto no sistema nervoso central, quando age relaxando e diminuindo a ansiedade. Sua química costuma sair do organismo rapidamente levando cerca de 8 horas. Porém, apresenta efeitos adversos como: apatia, sonolência, dor de cabeça, boca seca, diarreia e constipação intestinal.

3- Dalmadorm ou Flurazepam

Da família dos benzodiazepínicos, é utilizado para levar o corpo ao estado de sonolência. Seu princípio ativo é o flurazepam, que induz ao sono de forma rápida. Sua ação começa cerca de 20 minutos após a ingestão. É eficaz também para amenizar quadros em que o paciente acorda diversas vezes durante a noite.

4 – Dramin, Dramin B6 e Nausicalm

Tem como princípio ativo o composto dimenidrinato. Não é propriamente um remédio para dormir, porém é utilizado nesses casos uma vez que a sonolência é um dos seus efeitos colaterais. Sua função principal é melhorar a sensação de enjoo, ânsias de vômito e náuseas.

5 – Noctal ou Estazolam

Sua utilização é recomendada para paciente com casos mais graves, nos quais há ansiedade muito forte e distúrbios emocionais. Seu uso não deve passar de 10 dias. Ele induz ao sono quando é necessário um descanso mais reparador. Esse medicamento é utilizado para ajudar a reverter a insônia crônica. O Noctal pertence ao grupo dos benzodiazepínico, agindo como ação relaxante muscular e anticonvulsivante.

6 – Valium

Sendo um benzodiazepínico da família do Diazepam, ele é um tranquilizante muito popular. É utilizado para aliviar insônias, ansiedade, estresse e tensões nervosas. Possui efeitos relaxantes que duram até o dia seguinte. Porém, ele pode causar dependência química.

7 – Rivotril

Um dos mais conhecidos como remédio para dormir e tranquilizar, tem como princípio ativo o clonazepam. Ele ajuda a trazer sensação de calma e bem-estar para pacientes ansiosos. Seus efeitos duram 18 horas no organismo e geralmente são: letargia, sonolência, falta de concentração e diminuição dos reflexos. Por isso não é recomendado dirigir ou operar máquinas perigosas após a ingestão deste medicamento.

8- Trazodona

Ele é um remédio indicado em casos de depressão e ansiedade. Contudo, também é muito utilizado em casos de insônia. O Trazodona atua ampliando os níveis de noradrenalina e serotonina. Dessa forma, acaba causando sensação de bem-estar e prazer em seus pacientes. Com isso ele atua combatendo o nervosismo, a apatia e a depressão.

9- Sonata ou Zaleplon

Esse remédio para dormir pertence a classe dos medicamentos hipnóticos, ou seja, que ajudam a entrar no estado de sono profundo. Ele atua acelerando o tempo para que o paciente comece a dormir e ajuda a relaxar. É indicado para pessoas com quadros de insônias mais graves.

10- Zolpidem

Do grupo dos remédios similares à benzodiazepina, ele trata casos de pacientes que acordam diversas durante a noite e que apresentam distúrbios de sono. Ele é prescrito para insônias agudas e não deve ser utilizado por mais de 2 semanas, podendo ocasionar dependência medicamentosa.

Dicas para aliviar a insônia

A falta de sono pode ser aliviada com ações simples que podem ser feitas no dia a dia. Confira essa lista:

Alimentação saudável: inclua alimentos que são calmantes naturais em sua dieta como: alface, camomila, erva-cidreira entre outros. Evite ingerir alimentos muito pesados antes de ir dormir.

Exercícios físicos: praticar atividade física, além de melhorar a saúde, ajuda a produção de serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de relaxamento e prazer. Além disso, quando o corpo gasta a energia acumulada, ele tende a ser levado ao estado de sono mais rapidamente. Porém prefira fazer os exercícios pela manhã, para que o organismo não fique muito agitado próximo da hora de repousar.

Meditação: a meditação ajuda a aliviar o estresse e a manter os pensamentos mais positivos. Dessa forma, os níveis de cortisol diminuem e é mais fácil dormir com tranquilidade.

Yoga: a yoga ou ioga, é uma prática que ajuda no relaxamento do corpo e da mente. Unindo posições corporais e técnicas de respiração, esse exercício é ótimo para tranquilizar e relaxar.

Agora que você conhece essa lista com vários tipos de remédios para dormir e práticas saudáveis para relaxar, é possível identificar o melhor tratamento para ajudar em seu caso de insônia.

Contudo, lembre-se de que o uso desses medicamentos só deve ser feito mediante o acompanhamento de seu médico ou pode ocasionar efeitos adversos muito perigosos.

Já conhecia esses remédios para dormir? Então deixe nos comentários seu depoimento falando um pouco sobre sua experiência com eles.

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