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Insônia

Rotina noturna para acabar com a insônia

Você costuma seguir bons hábitos durante a noite? Sabia que uma rotina noturna pode acabar com insônia? O momento próximo de dormir é um momento para relaxar e deixar as preocupações do dia.

Rotina noturna para acabar com a insônia

Você costuma seguir bons hábitos durante a noite? Sabia que uma rotina noturna pode acabar com insônia? O momento próximo de dormir é um momento para relaxar e deixar as preocupações do dia.

Não importa o horário que chegue a sua casa, é importante organizar o final do seu dia. Com isso, o cérebro entende que é hora para descansar. Assim, a mente vai desacelerando aos poucos e quando for hora de dormir, as chances de ter insônia são muito poucas.

Separe, ao menos 30 minutos à noite para relaxar. A seguir tem uma sugestão de atividades para fazer depois das 18 horas. Veja quais se adaptam ao seu cotidiano e organize a sua rotina noturna.

1- Tome um bom banho

Ao chegar cansado do trabalho ou depois de um dia cuidando da casa, a sensação de cansaço toma conta. Por isso, o primeiro passo da rotina noturna pode ser tomar um banho relaxante.

Faça desse momento especial e esteja consciente de cada ação. Utilize um bom sabonete, tenha uma esponja macia e, se quiser, coloque músicas calmas e uma vela perfumada. O importante é ter um momento somente seu.

2- Prepare um jantar leve

Após seu banho, você pode preparar uma comida saborosa. Não precisa ser algo muito elaborado, mas ser algo saudável, leve e que te alimente. Algumas opções são sopas ou pequenos lanches.

Você pode tomar chás calmantes com biscoitos, leite com canela, comer frutas ou ainda um pedaço de bolo caseiro. Não coma para ficar com a sensação de estar pesado, mas para ficar sem fome durante a noite, o que pode ser uma das causas da insônia.

3- Planeje o dia seguinte

Que tal aproveitar melhor o tempo que você assiste a um filme agitado, vê jornais com notícias ruins ou lê discussões nas redes sociais? Separe esse momento para organizar seu dia seguinte.

Leia seu planner ou agenda, escreva sobre o que aconteceu pela manhã e tarde, faça um diário de gratidão ou separe uma lista de intenções para o dia que virá. Além disso, você pode escolher a roupa da manhã e preparar o lanche que levará ao sair. Isso fará com que as preocupações com o amanhã diminuam e você possa dormir melhor.

4- Faça alongamentos ou meditação

Para começar o relaxamento do corpo, você pode fazer alguns alongamentos ou meditar. Depende do seu gosto pessoal. Isso ajudará a eliminar as tensões acumuladas nos ombros, pescoço e também na mente.

A meditação pode ser vista como uma higiene mental. O cérebro processa informações o tempo inteiro, por isso é importante separar um momento para que ele diminua seu ritmo. Nesse momento exercícios de respiração são os mais indicadas.

5- Leia um livro relaxante

A prática da leitura ajuda a relaxar o organismo. Por isso é uma ótima opção de rotina noturna para acabar com a insônia. Lembre-se apenas de preferir os livros físicos ou um leitor que não emita luz.

A claridade faz com que o cérebro entenda que é hora de estar desperto. Isso teria o efeito oposto ao desejado. Outra dica importante é preferir a leitura em uma poltrona e não na cama. Deite apenas no momento de dormir.

Com essas 5 dicas é possível fazer uma rotina para acabar com a insônia. Adapte as sugestões ao seu cotidiano e ao que você prefere fazer. Assim, é possível ter uma noite muito mais agradável e relaxante.

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