Scroll Top

Insônia

Saiba o que causa insônia

Saber o que é insônia é um grande passo para conhecer mais esse distúrbio e poder vencer as noites em claro. Porém, também é importante saber o que causa a insônia. Existem diversas razões para essa dificuldade e algumas são [...]

O que causa insônia

Saber o que é insônia é um grande passo para conhecer mais esse distúrbio e poder vencer as noites em claro. Porém, também é importante saber o que causa a insônia.

Existem diversas razões para essa dificuldade e algumas são bem fáceis de serem resolvidas. Contudo, outras causas são um pouco mais sérias e necessitam de acompanhamento médico.

Entenda mais sobre o que causa a insônia e o que pode ser feito para reverter o quadro.

O que causa a insônia?

O primeiro passo para poder ficar livre da insônia é conhecer bem os seus motivos. Por isso, avalie o seu cotidiano e confira se alguma dessas causas da falta de sono estão presentes em sua vida.

1- Estresse no dia a dia

Estar estressado significa que algum evento fora do seu controle alterou o estado de equilíbrio e bem-estar do organismo. Esse é um dos grandes motivos que explicam o que causa a insônia.

Ou seja, esses desequilíbrios podem ser sobrecarga de trabalho, discussões com a família, problemas não resolvidos, entre outros. Com isso, aumenta o estado de estresse que é um dos causadores de uma noite mal dormida.

Como reverter o quadro

Em um modo geral, a falta de sono causada por estresse tem uma duração curta. Assim que resolvido o motivo do estresse, a insônia também desaparece. A menos, é claro, que haja alguma condição médica envolvida. Porém, na maior parte dos casos não há. Para reverter o quadro, basta retirar o motivo do estresse ou esperar que a situação seja resolvida.

2- Estilo de vida agitado

Pessoas que trabalham em turnos da noite e não conseguem manter uma hora certa para dormir, podem ter dificuldades para dormir sem perceber que o que causa a insônia é o seu estilo de vida. Outro caso que pode ser citado é quando uma pessoa viaja constantemente e sempre sofre como o jet lag. Esse efeito deixa o organismo confuso e fica mais difícil ter uma boa noite de sono.

Como reverter o quadro:

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Depressão e insônia: qual a relação?

Como o caso faz parte da rotina da pessoa, não há muito o que mudar em seus hábitos. Uma boa solução é utilizar remédios naturais para a insônia até que o organismo consiga ficar acostumado ao estilo de vida.

3- Hábitos e ambientes inadequados

Diferentemente do estilo e vida, os hábitos e ambientes inadequados podem ser mudados mais facilmente. Um quarto desconfortável, com muitos ruídos, luz em excesso e com muitos aparelhos eletrônicos é um dos motivos do que causa a insônia.

A luminosidade impede a produção de melatonina, que é o hormônio regulador do sono. Essa também é uma dos razões de não ser indicado utilizar aparelhos que tenham luz na tela antes da hora de dormir.

Como reverter o quadro:

O local em que se dorme deve ser confortável e sem claridade. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir. Além disso, é importante também ter uma rotina noturna, para comunicar ao corpo que é hora de desacelerar. Assim é mais fácil ter uma noite tranquila.

4- Condições médicas

A insônia pode ser resultado de transtornos mentais ou doenças fisiológicas. No caso dos distúrbios da mente, a química cerebral é alterada e isso pode ser um dos motivos que causam a insônia. Essas dificuldades podem ser:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • nervosismo;
  • estresse pós-traumático;
  • transtorno bipolar;
  • esquizofrenia;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • hiperatividade.

Já para doenças fisiológicas, existem diversas causadoras da dificuldade em dormir. Alguns exemplos são:

  • transtornos neurológicos;
  • transtornos hormonais;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • problemas gastrointestinais;
  • problemas respiratórios;
  • dores crônicas.

Como reverter o quadro:

A maneira de reverter essas condições que causam a insônia é seguir o tratamento médico da forma correta. Além dos medicamentos para as doenças, o especialista pode aconselhar o uso de um remédio para dormir para ajudar no processo.

Agora que você já sabe o que causa a insônia e como reverter essas dificuldades, lidar com esse problema deixou de ser um fardo tão pesado.

Gostou do artigo? Então comente qual dessas dificuldades é a causa da sua dificuldade em dormir.

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: