Scroll Top

Insônia

Tenho insônia ou sou uma pessoa noturna?

Muitas pessoas sofrem com noites em claro. Algumas afirmam que são mais criativas depois das 18 horas. Enquanto isso, outras costumam passar essas horas sofrendo com ansiedade, estresse e nervosismo. Então, surge a dúvida: tenho insônia ou sou uma pessoa [...]

Tenho insônia ou sou uma pessoa noturna

Muitas pessoas sofrem com noites em claro. Algumas afirmam que são mais criativas depois das 18 horas. Enquanto isso, outras costumam passar essas horas sofrendo com ansiedade, estresse e nervosismo. Então, surge a dúvida: tenho insônia ou sou uma pessoa noturna?

Entenda se o seu caso é de insônia ou se o relógio biológico do seu organismo funciona melhor quando todos dormem.

A cultura de acordar cedo

É possível perceber que ser uma pessoa diurna é algo cultural. A própria sabedoria popular já diz “Deus ajuda quem cedo madruga”. Porém, existe um grupo de pessoas que são mais produtivas à noite, eles são os notívagos.

Essas pessoas costumam dormir só após a meia-noite e afirmam que funcionam muito melhor no período noturno. Uma porcentagem da população afirma que se sentem melhor trabalhando enquanto todos dormem.

Inclusive, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu que se considera uma pessoa noturna, em entrevista ao More. Ele diz que prefere trabalhar em seus discursos políticos durante a noite.

De acordo com um estudo da University of Leicester, os notívagos e os diurnos possuem genes completamente diferentes. Com isso, ser uma pessoa que trabalha melhor à noite ou de manhã é uma questão biológica.

Notívagos ou insones

Porém, quanto esse quadro passa de uma tendência natural para um transtorno do sono? Pessoas que ficam acordadas durante a madrugada podem passar por duas situações: ansiedade ou criatividade.

Se o seu caso for sofrer com momentos de angústia, tentar fazer alguma atividade e não conseguir ou passar o dia inteiro com sono, então você sofre com insônia. É importante tratar esse quadro.

Você pode melhorar a qualidade das suas noites com a higiene do sono e consumindo mais alimentos com triptofano. Além disso, você pode acelerar a recuperação com um suplemento natural para insônia.

Contudo, se você sente que trabalha muito melhor depois das 18 horas, percebe que é mais criativo e tem ideias ou projetos incríveis durante esse período, você é notívago. Toda a sua vida gira em torno da noite, com saídas, baladas e muito mais disposição.

Características dos Notívagos

Além de produzirem melhor à noite e gostarem da vida noturna, há outras características que definem os notívagos. Confira:

  • acordam depois das 10h, mas com disposição;
  • têm vida noturna saindo para festas e baladas;
  • não apreciam os dias muito claros e ensolarados;
  • começam a agenda de verdade depois das 23h;
  • amam o silêncio da madrugada.

Ou seja, para responder a pergunta: tenho insônia ou sou uma pessoa noturna, basta observar o seu corpo. Você tem mais ânimo à noite? Gosta de criar e trabalhar mais tarde? Aprecia sair para programas noturnos? Então, você é notívago.

Porém, se ficar acordado de madrugada é uma tortura e você se sente mal, então é um caso de insônia. Para isso, busque orientação médica e procure tratamentos para curar esse problema. Assim, você pode aproveitar as noites para descansar e não se mexer de um lado para outro sem poder dormir bem.

Gostou do artigo? Então conheça uma solução 100% natural para a insônia.

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Como acabar com a insônia com 10 técnicas simples

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: