Scroll Top

Sono

Veja 9 benefícios de uma boa noite de sono

Você sabe o que a qualidade do sono pode fazer pelo seu organismo? Dormir bem auxilia no fortalecimento do corpo e também a combater infecções. Além disso, ajuda a aumentar a saciedade, o que evita os quilos extras. Veja mais [...]

Veja 9 benefícios de uma boa noite de sono

Você sabe o que a qualidade do sono pode fazer pelo seu organismo? Dormir bem auxilia no fortalecimento do corpo e também a combater infecções. Além disso, ajuda a aumentar a saciedade, o que evita os quilos extras. Veja mais 9 benefícios de uma boa noite de sono no decorrer do artigo.

Ter uma noite tranquila, além de ser relaxante, melhora diversos fatores no corpo e da mente. Acompanhe a lista e veja por que um descanso regulado, com todas as fases do sono, é fundamental.

Benefícios de uma boa noite de sono

Confira 9 benefícios de uma boa noite de sono e entenda porque dormir menos do que o necessário acaba prejudicando sua saúde. Veja a listagem:

1- Mantém o coração saudável

Dormir mal tem associação direta com problemas cardíacos e também com hipertensão. Isso ocorre porque uma noite com pouco sono pode levar a elevação de cortisol no organismo, que é o hormônio do estresse. Com o corpo estressado, o coração precisa trabalhar muito mais e não consegue descansar o necessário.

2- Reduz o estresse

Sendo assim, uma boa noite de sono ajuda a diminuir a produção de cortisol, além de adrenalina. Por isso, é possível combater a ansiedade, o estresse e o nervosismo. Tudo que o organismo precisa para funcionar muito melhor.

3- Controla o apetite

Um sono regulado controla a produção dos hormônios responsáveis pela fome. Ou seja, quando se tem insônia, essas substâncias ficam descontroladas e o apetite aumenta. Ao estar cansado o corpo procurar por alimentos mais calóricos, ricos em gordura. Dormir bem evita esse quadro.

4-Fortalece o sistema imunológico

Descansar o necessário ajuda a manter as células e proteínas do corpo funcionando corretamente. Assim, o sistema imunológico atua em sua capacidade máxima. Isso protege o corpo de resfriados e outras enfermidades.

5- Melhora o humor

Com uma noite de sono agradável, é muito mais fácil ficar contente durante o dia seguinte. Já quando se tem transtorno do sono, o indivíduo acaba desenvolvendo problemas de humor, depressão e ansiedade.

6- Ativa a memória

Descansar as horas indicadas é ótimo para melhorar a memória. Ao dormir, o cérebro processa as informações e memórias do dia. Logo, uma noite com pouco sono influencia nesse processo, o que pode prejudicar o armazenamento dessas lembranças.

7- Estimula o raciocínio

Quando se tem uma noite sem descanso, a cognição é afetada. Assim, tomar decisões, pensar logicamente e manter a concentração são atos muito mais difíceis. Logo, ter um raciocínio melhor é um dos grandes benefícios de uma boa noite de sono.

8- Rejuvenesce a pele

Com uma noite de sono tranquilo, até a pele sente os efeitos. Ao dormir com qualidade, a pele rejuvenesce e as rugas e linhas de expressão acabam sendo amenizadas. Isso ocorre porque ao dormir, o corpo produz melatonina, que auxilia na prevenção do envelhecimento.  

9- Aumenta a produtividade

Com uma boa noite de sono, é possível ter um dia mais produtivo. Ou seja, dormindo as horas necessárias o corpo fica mais disposto, sem sonolência, fadiga ou irritabilidade. Assim, é mais simples agilizar as tarefas e ter um desempenho melhor.

Com esses 9 benefícios de uma boa noite de sono, ficou claro o quanto dormir com qualidade é fundamental, não é?

Se você tiver problemas de insônia, não deixe de conferir essa resenha sobre o suplemento natural para dormir melhor: Triptopax funciona mesmo?

Gostou dos Artigos? Leia esse também  Entenda as fases do sono

Fique Atualizado!

Boa Noite Insônia

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: